Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Argentina anuncia saída do consórcio da TV Telesur

O governo argentino abandonará a participação que possui na rede multiestatal de televisão Telesur. A medida é considerada pelo novo presidente argentino, Mauricio Macri, como sendo “um passo mais na tarefa de desartyicular o sistema midiático estatal” criado e vitalizado nos governos Kirchneristas.

A informação foi publicada pelo jornal La Nación e confirmada pelo ministro de Meios e Conteúdos Públicos, Hernán Lombardi. De acordo com a reportagem, o governo presidido por Macri dará início em breve ao processo para encerrar a participação da Argentina na empresa La Nueva Televisión del Sur, criada pelo então presidente venezuelano, Hugo Chávez, em 2005. Segundo o texto, a decisão já foi comunicada à ministra de Relações Exteriores argentina, Susana Malcorra.


A Televisión del Sur - Telesur é uma rede de televisão no estilo all-news que concorre com a CNN América Latina. Com a sede principal e cabeça de rede na Venezuela, ela iniciou suas transmissões em Julho de 2005. Seu propósito é difundir conteúdos sul-americanos para os povos da América do Sul, que pouco se conhecem.

A ideia original do canal, cujo lema é "Nuestro Norte es el Sur" (Nosso Norte é o Sul), nasceu em Brasília, quando o então presidente Hogo Chávez esteve na Capital Federal e realizava uma palestra a estudantes universitários. Na ocasião, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF sugeriu a Chávez que articulasse a construção de uma estrutura noticiosa latino-americana. A ideia foi aceita e a Telesur nasceu numa parceria que contava inicialmente com o apoio financeiro da Argentina, Venezuela,Cuba e Uruguai. Posteriormente, aderiram o Equador, a Bolívia e Nicarágua.

O canal possui correspondentes em Buenos Aires, La Paz, Havana, Brasília, Cidade do México, Montevidéu, Bogotá, Porto Príncipe e Washington.

Brasil

O governo Lula não autorizou a participação do Brasil no consórcio e optou por criar o canal Brasil Inrtegración, operado à época pela Radiobrás, TV Senado, TV Câmara e TV Justiça. Posteriormente, a Empresa Brasileira de Comunicação desativou tal projeto.

Embora o sinal seja gratuíto, nunca nenhuma operadora de TV Paga do Brasil disponibilizou o conteúdo a seus assinantes. No país, a TV Educativa do Paraná na gestão do governador Roberto Requião, chegou a fazer convênio para retransmitir alguns programas. Em Brasília, o canal comunitário TV Cidade Livre retransmite alguns conteúdos da Telesul.

A cobertura do canal atinge toda a América, Europa Ocidental e norte da África, através do satélite NSS (New Skies Satellite) 806. Para receber o sinal da TeleSUR em forma gratuita é necessária uma antena parabólica de 2,4m de diâmetro e um IRD (receptor-decodificador) compatível com DVB. O sinal é transmitido 24 horas por dia.

Bloomberg seleciona dois jornalistas para cobrir agronegócio

A agência Bloomberg está expandindo sua cobertura de commodities agrícolas e vai contratar dois repórteres para cobrir mercados agrícolas e empresas ligadas ao setor no Brasil. Jornalistas experientes com fluência em inglês e português podem se candidatar a dois empregos em São Paulo.
Os candidatos devem possuir graduação em Jornalismo, experiência profissional no jornalismo de tempo real, bem como em produção de reportagem de negócios ou economia. Bom conhecimento dos mercados agrícolas e de commodities e transitar bem entre reuniões de negócios e encontros de agricultores no campo são qualidades desejadas. Eles vão trabalhar como parte de uma equipe multinacional, colaborando com o site Bloomberg, TV, rádio e a revista Bloomberg Businessweek.
O salário não foi informado. Para mais informações, em inglês, clique aqui.


Bolsas e cursos: oportunidades para Jornalistas

Bolsa de reportagem no Oriente Médio.

O GroundTruth Project, com apoio do Correspondents Fund, busca candidatos para sua quarta bolsa anual de reportagem. As propostas devem abranger histórias sobre a juventude e cultura na crise de refugiados da Síria, trazendo à luz os elementos humanos da diáspora síria e contribuindo para uma compreensão e respeito pela cultura síria durante uma época de crescentes sentimentos anti-muçulmanos e acalorado debate sobre a reinstalação de refugiados ao redor o mundo.
A bolsa cobre 10 semanas de reportagem de campo durante o verão europeu de 2016. O bolsista receberá US$5.000. O GroundTruth também pode bancar um orçamento para despesas de projeto em até US$5.000.
As inscrições vão até 3 de abril. Para mais informações (em inglês), clique aqui.

Reuters oferece treinamento a redações

A Thomson Reuters Foundation está lançou o programa de treinamento para redações de todo o mundo, "Tomorrow's News". Com base nos conhecimentos mais recentes sobre as tendências de mídia do Reuters Institute for the Study of Journalism, nas técnicas de mídia da Thomson Reuters e inovações de mídia de todo o mundo, o programa incluirá workshops intensivos sobre estratégias e produção de conteúdos multiplataforma (em diferentes locais em junho/julho de 2016).
São treinamentos no modelo in-house feitos sob medida para as redações, além de orientação e apoio contínuo quando necessário; oportunidades de participar em outros eventos de treinamento e seminários; e atualizações nos mais recentes conhecimentos sobre as tendências de mídia e convergência.

As inscrições vão até 2 de maio. Para mais informações (em inglês), clique aqui.

domingo, 27 de março de 2016

OTCA seleciona assessor de comunicação

A Organização do Tratado de Cooperação Amazônica - OTCA, organismo que reúne os oito países que conformam a Região Amazônica, lançou edital para selecionar um assessor de Comunicação Social. 
Com sede em Brasília, a OTCA seleciona o comunicador para trabalhar no âmbito do projeto Monitoramento do Desmatamento Amazônico. Os currículos devem ser enviados até dia 10 de abril. A vaga é ofertada a candidatos de qualquer nacionalidade, mas dar-se-á prioridade aos nacionais dos países membros da OTCA.

Os candidatos deverão possuir graduação em Comunicação e experiência profissional mínima de cinco anos, em especial na produção e difusão de comunicados para a imprensa e em comunicação de projetos multidisciplinares. 
Também é requisito possuir a capacidade para se comunicar oralmente e por escrito em pelo menos dois dos idiomas oficiais da OTCA (português, espanhol, holandês e inglês), além de demonstrar familiaridade com os objetivos e procedimentos das organizações internacionais.

Pós graduação com especialização em área internacional e experiência profissional em um ou mais países da Região serão diferenciais na seleção.
O contrato é por prazo determinado de 12 meses e o interessado deverá sugerir a remuneração desejada, quando pleitear a inscrição.

A inscrição dar-se-á por meio do envio de um Curriculum Vitae em português e/ou espanhol (3 páginas no máximo), acompanhado de carta de motivação-nos mesmos idiomas e duas referências profissionais  e três trabalhos que tenham sido publicados na mídia.
Tudo deve ser enviado até às 18h, hora local de Brasília, do dia 10 de abril, para o endereço eletrônico , com cópia para .
No espaço assunto, do correio eletrônico deve constar PROYECTO MONITOREOASESOR EN COMUNICACIÓN.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Radiodifusão: MiniCom lançará editais de rádios comunitárias focadas em povos de matriz africana


A rádio comunitária Zumbi dos Palmares é uma
 
das poucas emissoras voltadas ao público afrodescendente


Do Ministério das Comunicações
O ministério das Comunicações anunciou que as comunidades afrodescendentes do Brasil vão ser beneficiadas com novas rádios comunitárias, além de contar com um reforço nas políticas de inclusão digital. A revelação foi feita durante Comissão Geral da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (22), para discutir o tema Discriminação Racial no Brasil e comemorar o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
Os editais a serem lançados compreenderão a seleção de instituições para operarem 60 rádios comunitárias voltadas especificamente a populações de matriz africana, ribeirinhas, quilombolas, residentes em assentamentos rurais ou colônias agrícolas. A idéia é que radiodifusão também seja um espaço para contribuir com toda a discussão, divulgação e manifestação cultural dessas comunidades tradicionais.

A iniciativa faz parte das políticas públicas de inclusão digital e têm como objetivo reduzir todo tipo de desigualdade. Atualmente, o Ministério das Comunicações conta com 98 pontos do programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), que dão acesso à internet, em comunidades quilombolas de 22 estados brasileiros. Além disso, há previsão de ativar outros 39 pontos de conexão à rede.

terça-feira, 22 de março de 2016

Morre presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política

Do Radar Condomínios

Professor de jornalismo no Icesp e presidente da Associação Brasiliense de Blogueiros de Política - ABBP, Francisco de Paula Lima Junior, 49  anos, faleceu na madrugada de terça-feira (22/3)  depois de uma batalha de seis meses contra o câncer. O cientista político foi discreto até o último minuto de sua vida, deixando um legado de conhecimentos a uma legião de  alunos de jornalismo, profissionais de comunicação e muitos amigos.
Em dezembro do ano passado, o professor Chico, titular de um blog com o mesmo nome estava bem chegando  a participar das festas de confraternização da ABBP, entidade que criou com a finalidade de organizar os blogueiros de política do Distrito Federal e resgatar a credibilidade da chamada mídia alternativa. 
Em setembro do ano passado, Francisco de Paula Lima Junior foi diagnosticado com a doença. Passou por cirurgias complexas e, na última, precisou de doações de sangue e permaneceu na UTI do Hospital Daher. O jornalista e cientista político foi enterrado nesta terça-feira no Cemitério Campo da Esperança.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Crise, que crise? Lucro das Organizações Globo cresceu 30% em 2015

Embora tenha apresentado uma queda na receita líquida, o lucro líquido do grupo aumentou significativamente em relação a 2014. Foi de R$ 3,06 bilhões, 30% maior do que no ano anterior. 

Por Samuel Possebon, do TelaViva News

O Grupo Globo divulgou nesta sexta, 18, o balanço da Globo Comunicações e Participação referente ao ano de 2015. A receita líquida das empresas do grupo foi de R$ 16,04 bilhões no consolidado (que inclui participações minoritárias) e R$ 11,16 bilhões na controladora. Foi uma queda de 6% na receita da controladora e pouco mais de 2% na receita líquida consolidada em relação a 2014 em valores nominais (sem contar a inflação). Os custos, incluindo vendas, publicidade e serviços, cresceram de R$ 8,5 bilhões para R$ 8,8 bilhões no resultado consolidado, mas tiveram uma pequena queda, de R$ 7,1 bilhões para R$ 7,06 bilhões, no resultado da controladora na comparação entre 2014 e 2015.
O resultado operacional, com isso, teve queda no ano passado. Na controladora foi de R$ 1,4 bilhão e no consolidado foi de R$ 3,4 bilhões, respectivamente 34% a menos e 16% a menos em relação aso resultados operacionais de 2014.

Aumento do lucro

O lucro líquido do grupo, contudo, aumentou significativamente em relação a 2014. Foi de R$ 3,06 bilhões, 30% maior do que no ano anterior.
A principal variação no balanço que pode justificar o aumento no lucro líquido foi um aumento expressivo nas receitas financeiras, que totalizaram R$ 2,1 bilhões no resultado consolidado em 2015, contra R$ 918 milhões em 2014.
O aumento se deve, entre outras coisas, à variação cambial e seu impacto sobre operações de hedge. O imposto de renda e contribuição social pagos em 2015 caíram de R$ 1,2 bilhão para RR 470 milhões no resultado da controladora e de R$ 1,995 bilhão para R$ 1,223 bilhão no resultado consolidado.
Ao mesmo tempo, houve um aumento das despesas financeiras do grupo, que passaram de R$ 875 milhões para R$ 1,47 bilhão no resultado consolidado e de R$ 760 milhões para R$ 1,4 bilhão na controladora.

domingo, 20 de março de 2016

Organização internacional seleciona Comunicador para consultoria

A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Saúde seleciona profissional de Comunicação Social ou Marketing.
O candidato deve possuir graduação em uma das duas áreas e experiência profissional mínima de quatro anos. Detentores de Titulação acadêmica em nível de especialização, mestrado ou doutorado terão pontuação diferenciada.
O selecionado irá trabalhar como consultor no âmbito do projeto OEI/BRA/08/001 que trata do fortalecimento da organização do movimento social das pessoas com deficiência no Brasil e divulgação de suas conquistas.
O consultor selecionado terá como tarefa a realização de estudos necessários para identificar mecanismos para a construção de políticas de disseminação dos direitos das pessoas com deficiência e produzir subsídios para a realização da oficina para comunicadores de forma a aumentar a compreensão destes sobre esse tema.

O contrato é por prazo determinado de 8 meses e 2 dias e a remuneração total será de R$ 64 mil, pagos de acordo com a conclusão de cada uma das seis etapas de execução da consultoria.
As inscrições vão até 27 de março.
Mais inforçaões,clique aqui.

quarta-feira, 16 de março de 2016

IFPA lança concurso para Comunicadores Sociais: 12 vagas

O Instituto Federal do Pará (IFPA) está com inscrições abertas ao concurso para seleção de profissionais na área de na área de Comunicação Social. São doze vagas. As oportunidade são para jornalista (4 vagas), Revisor de Texto (2 vagas), Técnico em audiovisual (1), Programador visual (1), Marketing (1), Tecnólogo em audiovisual (1) e Tecnólogo em eventos (2).
As vagas são distribuídas pelas  unidades do IFPA em Abaetetuba, Belém, Bragança, Castanhal, Itaituba, Parauapebas, Tucuruí e Vigia.
As remunerações básicas são de R$ 3.666,54, para as funções de nível superior e de R$ 2.175,17, para as de nível médio. Sobre esses valores se somam:
  • Adicional de Incentivo à Qualificação para os selecionados que possuam escolaridade superior à exigência mínima para ocupação do cargo, variando de 5% a 75% do vencimento básico, conforme disposto na Lei nº 11.091/2005.
  • Auxílio alimentação, no valor de R$ 458,00;
  • Auxílio transporte; 
  • Assistência suplementar a saúde; 
  • Assistência pré-escolar, no valor de R$ 321,00, por dependente até cinco anos de idade.


Das vagas
  • Para as vagas de Jornalistas, com remuneração básica de R$ 3.666,54, os pré-requisitos são: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Jornalismo ou Comunicação Social (habilitação Jornalismo), devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

Os profissionais selecionados terão como atribuições as seguintes: recolher, redigir, registrar através de imagens e de sons, interpretar e organizar informações e notícias a serem difundidas, expondo, analisando e comentando os acontecimentos, fazer seleção, revisão e preparo definitivo das matérias jornalísticas a serem divulgadas em jornais, revistas, televisão, rádio, internet, assessorias de imprensa e quaisquer outros meios de comunicação com o público; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Para as vagas de Revisor de Texto, com remuneração básica de R$ 3.666,54, os pré-requisitos são: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Comunicação Social ou Letras, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

As atribuições são: rever textos, atentando para as expressões utilizadas, sintaxe, ortografia e precisão para assegurar-lhes correção, clareza, concisão harmonia; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Para a vaga de Programador Visual, com remuneração básica de R$ 3.666,54, os pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Comunicação Visual ou Comunicação Social (habilitação Publicidade) ou Desenho Industrial (habilitação Programação Visual), devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação.

As atribuições: planejar serviços de pré-impressão gráfica; realizar programação visual gráfica e editorar textos e imagens; trabalhar seguindo normas de segurança, higiene, qualidade e preservação ambiental; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Para a vaga de Tecnólogo em Marketing, com remuneração básica de R$ 3.666,54, os pré-requisitos: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Tecnologia em Marketing ou graduação em Comunicação e Marketing ou Propaganda e Marketing, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Serão aceitos os cursos constantes da Tabela de Convergência, denominação Marketing, do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2010.

As atribuições: estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos na área de atuação; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Para a vaga de Tecnólogo em Produção Audiovisual, com remuneração básica de R$ 3.666,54, os pré-requisitos são: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual ou graduação em Cinema e Audiovisual ou Audiovisual ou Comunicação Social – Audiovisual ou Comunicação Social – Cinema e Audiovisual, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Serão aceitos os cursos constantes da Tabela de Convergência, denominação Produção Audiovisual e Comunicação, do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2010.

Atribuições: estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos na área de atuação; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Para as vagas de Tecnólogo em Eventos, com remuneração básica de R$ 3.666,54, os pré-requisitos são: diploma ou certificado de conclusão de curso de nível superior, em nível de graduação em Tecnologia em Eventos, devidamente registrado, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação. Serão aceitos os cursos constantes da Tabela de Convergência, denominação Eventos, do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2010.

As atribuições são: estudar, planejar, projetar, especificar e executar projetos específicos na área de atuação; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
  • Para a vaga de Técnico em Audiovisual, com remuneração básica de R$ 2.175,17, os pré-requisitos são: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio profissionalizante fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação ou certificado devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação acrescido de experiência mínima de 12 meses.

As atribuições são: montar e projetar filmes cinematográficos; manejar equipamentos audiovisuais utilizando nas diversas atividades didáticas, pesquisa e extensão, bem como operar equipamentos eletrônicos para gravação em fita ou fios magnéticos, filmes, discos virgens e outras mídias; assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de abril. Mais informações, clique aqui.


segunda-feira, 14 de março de 2016

[veja o vídeo] Cidadania, TV e Sociedade, debate a regionalização da produção na TV

Passados 30 anos, diversos dispositivos da Constituição Federal ainda não entraram em vigor pela falta de regulamentação em lei ordinária. Dois desses dispositivos são os incisos II e III do art. 221 da Constituição Federal, que versam sobre à presença da produção independente em emissoras de televisão e à regionalização da programação audiovisual em televisão aberta. A regionalização, segundo a Constituição, deve abrigar as produções culturais, artísticas e jornalísticas.


Para trata dessa regulamentação, o programa Cidadania, da TV Senado, TV e Sociedade, recebeu o senador Walter Pinheiro (PT-BA), autor, quando ainda era deputado federal, do projeto de lei que trata desse tema. No Cidadania também são analisados os avanços da tecnologia e mobilidade na área de comunicações e seus efeitos sobre a sociedade.

O Cidadania TV e Sociedade está disponível no youtube e pode ser visto aqui, abaixo.


sexta-feira, 11 de março de 2016

Órgão público poderá ser obrigado a divulgar gasto com anúncio publicitário

Da Agência Senado


Os órgãos públicos federais do Executivo, do Legislativo e do Judiciário podem ser obrigados a divulgar as despesas com cada anúncio ou campanha publicitária em espaço da própria peça, quaisquer que sejam os meios de comunicação utilizados em sua veiculação. Esse é o objetivo de projeto (PLS 86/2014) aprovado nesta terça-feira (23) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).
A proposta, que segue para decisão final da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), é do ex-senador Jarbas Vasconcelos, atualmente deputado federal pelo PMDB de Pernambuco. Pelo texto, além de informar os gastos com produção e divulgação de cada anúncio ou campanha, os órgãos deverão manter e publicar semestralmente relatório sobre todas as despesas com propaganda e publicidade.
Ainda conforme o projeto, que conta com o apoio do relator, senador Cristovam Buarque (PPS-DF), o Poder Judiciário poderá determinar a imediata suspensão da veiculação da campanha publicitária em caso de descumprimento da obrigação de divulgação do valor das despesas. O pedido pode partir de qualquer cidadão ou dos órgãos competentes para o ajuizamento de ação civil pública, como o Ministério Público e a Defensoria Pública. A suspensão não exclui a punição do agente público responsável pela omissão.
A obrigação de divulgação abrange inclusive os anúncios que sejam veiculados pela internet. Nas campanhas publicitárias veiculadas em rádio e televisão, poderá ser divulgado apenas o valor referente ao total das inserções programadas.
Promoção pessoal
Jarbas Vasconcelos argumenta que o objetivo é garantir mais transparência aos gastos públicos nesse campo de despesa. Segundo ele, apesar de a Constituição proibir o uso da publicidade oficial para a promoção pessoal dos governantes, as despesas com esses serviços atingem “valores astronômicos”, com “patamares ainda mais absurdos” em períodos pré-eleitorais. Para o autor, a reserva de um espaço para a divulgação dos gastos nas inserções e anúncios não provocará aumento nos gastos públicos.
Em sua análise, Cristovam ressalta que a informação equivale a um dos “instrumentos mais poderosos no combate à corrupção”. Para ele, a ampliação do acesso público à informação, inclusive no caso da publicidade, permite um monitoramento “mais atento das motivações privadas e políticas que, por vezes, interferem nas decisões técnicas”.

STJ proíbe publicidade de alimentos dirigida à criança

Do Telaviva news

A decisão do Superior Tribunal de Justiça sobre uma campanha da Bauducco acabou tendo um efeito mais impactante para toda a mídia destinada ao público infanto-juvenil. A segunda turma do STJ decidiu na quinta, 10/3, pela proibição da publicidade de alimentos dirigida às crianças.
O que estava em julgamento era uma ação civil do Ministério Público de São Paulo, tendo como amicus curiae o Instituto Alana, que alegava abuso e venda casada em uma campanha da Bauducco, intitulada "É Hora de Shrek". A campanha propunha a aquisição de relógios com imagens de personagens do filme da Dreamworks. Para comprá-los, todavia,  o consumidor deveria apresentar cinco embalagens dos produtos "Gulosos", além de pagar R$ 5.
A decisão do colegiado foi unânime, negando provimento ao recurso apresentado pela recorrente, a Pandurata Alimentos Ltda, e apontando que a decisão anterior, do Tribunal de Justiça de São Paulo, foi "irretocável". O acórdão do TJ-SP, de maio de 2013, apontou que "esse tipo de campanha publicitária, embora comumente utilizada, deve ser considerada abusiva e não normal". Considerou agravante que a campanha ainda faça uso "de verbos no imperativo, ou seja, existe verdadeira ordem para que a criança adquira os produtos e colecione os relógios".  O TJ-SP também definiu multa de R$ 300 mil.
Na decisão do STJ, o ministro Herman Benjamin apontou em seu voto que o julgamento desta quinta foi histórico e serve para toda a indústria alimentícia. "O STJ está dizendo: acabou e ponto final. Temos publicidade abusiva duas vezes: por ser dirigida à criança e de produtos alimentícios. Não se trata de paternalismo sufocante nem moralismo demais, é o contrário: significa reconhecer que a autoridade para decidir sobre a dieta dos filhos é dos pais".

Na decisão, a segunda turma do STJ decidiu que a publicidade dirigida às crianças ofende a Constituição e o Código de Defesa do Consumidor. A Pandurata, dona da marca Bauducco, pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Alta do ICMS sobre TV Paga impacta no custo de vida de fevereiro, diz IBGE

Como era de se esperar, o efeito dominó da decisão de diversos governos estaduais em aumentar a alíquota do ICMS sobre as contas de assinatura de televisão acabou parando no bolso do consumidor. E pesou.
No final de 2015, vários estados, inclusive o Distrito Federal, reajustaram em até 50% o imposto incidente sobre TV paga, seja pelo cabo ou pelo satélite, e internet. A alíquota passou de 10% para 15% e as operadoras já naquela ocasião, avisam que iriam repassar os novos impostos para os consumidores.

Leia também:

Agora, o IBGE já registrou quanto isso pesou no custo de vida do cidadão. Em média, os gastos com TV por assinatura e internet cresceram 7,86% em fevereiro, impactando no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou o mês em 0,90%, de acordo com informações divulgadas na quarta-feira, 9/3.
Pelas estimativas do GDF, a receita, em 2016, proveniente do uso de internet e TV Paga será de R$ 52 milhões. Verba que sairá dos bolsos dos brasilienses, só pra ver TV. Brasília é a campeã de TV por assinaturas. O Distrito Federal é a unidade da federação com a mais alta densidade domiciliar: de cada cem residências, 51,73 possuem TV por assinatura.

Com a taxa de 15% do ICMS, o Distrito Federal também passou a ser a unidade da federação com a mais alta do Brasil. Em Minas Gerais e em Santa Catarina, que também elevaram suas alíquotas, elas passaram para 12% e 12,5%, respectivamente. Nove estados adotaram postura diferente do GDF e não aumentaram a carga tributária sobre TV Paga e mantiveram a alíquota anterior de 10%. São eles: Bahia, Ceará, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, São Paulo e Sergipe.

terça-feira, 8 de março de 2016

DF: Jornalista lança livro que narra a própria morte

O livro Muito prazer, eu sou a morte, do jornalista e cineasta Jorge Oliveira, publicado pela Editora Chiado, será lançado nesta quarta-feira (9/03) no Carpe-Dien, da 104 Sul. Lançado em Portugal o ano passado, o livro tem sido bem recebido pela crítica lusitana e brasileira e está disponível nas principais livrarias do país.

O autor narra a sua morte. Isso mesmo, Jorge Oliveira conta como foi morto por pistoleiros em 1984, no Rio de Janeiro,  quando saia de casa para fazer a cobertura do carnaval no Sambódromo para o Jornal do Brasil.
Com 272 páginas recheadas de boas histórias jornalísticas e políticas, o livro é uma leitura imperdível para quem viveu a ditadura no Brasil, as aventuras jornalísticas no Rio e em Brasília, à época, e a boemia carioca.

Jorge Oliveira, ganhador de dois prêmios Esso de Jornalismo, revela com sagacidade nesse seu quarto livro como denunciou o Programa Nuclear Brasileiro que lhe valeu o primeiro Esso no Jornal de Brasília.  Descreve com muito humor passagens pelos botequins carioca, principalmente do Restaurante Lamas, no Flamengo, reduto da intelectualidade do Rio de Janeiro.  

Muito Prazer, eu sou a morte faz parte de uma trilogia que começou com Curral da Morte e se encerra com “Máfia das Caatingas” já concluído para ser lançado no final do próximo ano. O autor também tem uma carreira bem sucedida como cineasta. Seu último filme “Olhar de Nise”, que conta a história da psiquiatra Nise da Silveira tem feito uma carreira de sucesso no exterior e no Brasil. Perdão, Mister Fiel, seu outro documentário de repercussão, ganhou 14 prêmios no Brasil e no exterior. 


A história do Muito prazer, eu sou a morte tem como palco o Rio de Janeiro, onde Oliveira viveu boa parte da sua vida, e Maceió, onde nasceu e começou a carreira profissional como jornalista, e Brasília, onde mora hoje. O livro, uma mistura de ficção e realidade, está na sua segunda edição. Surpreende o leitor pelos detalhes da morte do autor, contadas pelo próprio, e a cremação do corpo em um forno do Rio de Janeiro quando Oliveira tinha 36 anos de idade e trabalhava no Jornal do Brasil. 

RBS entrega os anéis para não perder os dedos

Envolto em dívidas e sob suspeita de sonegação de impostos em elevados valores, o grupo RBS, afiliado da Rede Globo e que monopoliza as comunicações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, vende seu braço catarinense. Negócio ultrapassaria a casa de R$ 1 bi.


O grupo RBS, de propriedade da família Sirotsky, anunciou na segunda, 7/2, a venda de suas operações de rádio, TV e jornal em Santa Catarina, onde operava há 37 anos. O comprador é o Grupo NC, dos empresários Lírio Parisotto e Carlos Sanchez. Outros investidores também entraram no negócio. As seis emissoras no Estado são afiliadas da Rede Globo de TV.

A RBS, praticamente, detém o monopólio absoluto da informação no Estado. Desde 23 de agosto de 2006, todos os diários com mais de 10 mil exemplares de tiragem impressos em Santa Catarina são da RBS. Mas o domínio absoluto não representou avanço de audiência. O jornal A Notícia, de Joinville, por exemplo, em 2008, um ano após sua aquisição já apresentava uma circulação 17,5%, menor.

Operação Zelotes

O grupo de comunicação RBS, presidido por Eduardo Sirotsky, é um dos alvos da Operação Zelotes, da Polícia Federal, que apura desvios e sonegação fiscal. Segundo o portal Brasil 247 e o jornal O Estado de São Paulo, o grupo teria débitos fiscais federais da ordem de R$ 672 milhões. Aos veículos citados, a empresa, no entanto, afirmou não haver "qualquer irregularidade" em suas relações com a Receita Federal.

Esta não é a primeira vez que a RBS se desfaz de seus veículos. Em fevereiro de 2013, dentro de um processo de reestruturação interna, a RBS vendeu o Canal Rural ao Grupo JBS, do empresário Joesley Batista. De acordo com rumores do mercado, a aquisição teria sido fechada naquela época pelo valor de R$ 150 milhões.

Para mais detalhes, leia:

O acordo para a aquisição inclui as emissoras da RBS TV em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Centro-Oeste, Chapecó e Criciúma, os jornais Diário Catarinense, Hora de Santa Catarina, A Notícia e Jornal de Santa Catarina e as rádios CBN Diário, além das emissoras da Itapema FM e Atlântida em Santa Catarina.


O valor da transação não foi divulgado, mas analistas avaliam que passa da casa de R$ 1 bilhão. Ainda segundo tais informações, a receita da venda do braço catarinense seria utilizada para quitar os débitos fiscais e evitar complicações maiores com a justiça. 

Novos donos

O processo de transição pode durar até dois anos e será gerido a partir de comitês com o objetivo de garantir a continuidade e a excelência das operações. A conclusão do negócio está sujeita à aprovação prévia do Cade e dos demais órgãos regulatórios do setor, bem como ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para estes tipos de transações.
Ao todo, cerca de mil pessoas trabalham nas empresas da RBS em Santa Catarina, dentre jornalistas, radialistas, publicitários e profissionais administrativos. Os novos donos não fizeram qualquer comunicado sobre os projetos na área de recursos humanos, se haverá demissão de trabalhadores, ou não. Também não ficou definido se haverá necessidade de mudança de nome da emissora a partir do novo controle acionário e se a condição de emissoras afiliadas da Rede Globo e da CBN permanecerá, mas tudo indica que sim.
Lírio Parisotto atua na área de mídia por meio de sua empresa Videolar e no setor de petroquímica a partir da Innova. É um dos maiores investidores da Bovespa e dono de uma fortuna estimada em 1,1 bilhão de dólares. Carlos Sanchez tem como carro chefe de seus negócios o laboratório farmacêutico EMS. Sanchez terá 75% e Parisotto 25% da aquisição.

O atual diretor-geral de televisão do grupo em Santa Catarina, Mário Neves, será o presidente da nova empresa, segundo o comunicado. Os investidores destacaram que a gestão dos negócios seguirá normalmente e a independência editorial será mantida. Todos os investimentos de comunicação dos empresários serão centrados no Estado de Santa Catarina.


segunda-feira, 7 de março de 2016

Lusofonia: Aqui e Acolá junta Brasil e Portugal... em quadrinhos

Do Portugal Digital

Unindo talentos do Brasil e de Portugal a Jupati Books, selo da brasileira Marsupial Editora, acaba de lançar a obra em quadrinhos "Aqui e Acolá: histórias dos dois lados do Atlântico". A obra é o primeiro passo na intenção de contribuir com a ampliação da presença da banda desenhada portuguesa no Brasil.
O livro, com 96 páginas em preto e branco, traz quatro bandas desenhadas (BD – Banda Desenhada, nome dado às "histórias em quadrinhos") em terras lusitanas. São histórias inéditas criadas por oito autores (quatro de cada país) consagrados em seus países de origem, que se uniram em duplas para desenvolver roteiro e arte, num grande intercâmbio cultural e artístico.
"Além do Arco-Íris" traz roteiro do português João Mascarenhas e arte do brasileiro Brão Barbosa, "O que teria acontecido na caverna do fim da Terra?" roteiro de Laudo Ferreira (brasileiro) e arte de Carla Rodrigues (portuguesa), "Transitários" roteiro de Osvaldo Medina (português) e arte de Laudo Ferreira (brasileiro).
O livro apresenta ainda "O gato", com roteiro de Samanta Flôor (brasileira) e arte de João Mascarenhas (português), "Correr o fado", com roteiro de Carla Rodrigues (portuguesa) e arte de Mario Cau (brasileiro), "Lisdu", que tem roteiro de Brão Barbosa (brasileiro) e arte de Osvaldo Medina (português), "Herança Maldita", com roteiro de Pedro Serpa (português) e arte de Samanta Flôor (brasileira) e "Oceano entre nós", que tem roteiro de Mario Cau (brasileiro) e arte de Pedro Serpa (português).
"Enquanto a presença de autores brasileiros está crescendo nas livrarias portuguesas, ainda há pouco material de nossos patrícios em terras tupiniquins. Decidimos apostar em projetos diferenciados. Já estamos programando o lançamento de vários títulos de autores lusitanos - todos inéditos no Brasil, através de uma parceria com as editoras portuguesas "Polvo" e "Kingpin", incluindo obras de artistas que participaram deste lançamento", comenta o editor Lúcio Luís.
A obra está à venda em livrarias especializadas e também pela loja virtual http://www.lojamarsupial.com.br/

domingo, 6 de março de 2016

Terceirização: TSE contratou empresa de limpeza para fazer trabalho jornalístico durante as eleições

Do Portal Comunique-se


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou licitação, no fim de 2014, para a contratação de serviços jornalísticos para cobertura das eleições. O resultado do pregão causou polêmica com entidades ligadas ao setor. 
Em contrato, a instituição destina R$ 2 milhões, por um ano, pelos serviços da empresa Liderança Limpeza e Conservação que – como o próprio nome diz – tem a “limpeza em prédios e domicílios” como sua principal atividade econômica. As informações são de O Globo.
Com a divulgação do contrato, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) anunciou que pretende questionar judicialmente o resultado da licitação. Presidente-executivo da entidade, Carlos Henrique Carvalho explicou que alguns órgãos federais utilizam o pregão eletrônico para a contratação de serviços de comunicação. Porém, este tipo de licitação acaba levando em conta apenas o melhor preço, sem a questão técnica.
“Isso abre espaço para que empresas de terceirização, sem experiência no setor, ganhem as licitações oferecendo apenas os postos de trabalho. É uma forma disfarçada de contratar sem concurso público”, comentou Carvalho. Segundo o edital do pregão, devem ser contratados oito jornalistas e dois fotógrafos, com salários que variam entre R$ 6,3 mil e R$ 6,7 mil, fora encargos. Há, ainda, previsão de outras quatro vagas temporárias, para trabalho de 90 dias.
Sediada na cidade de São José (SC), a Liderança Limpeza e Conservação atua em diversas frentes e tem crescido no Governo Federal. De acordo com o Portal da Transparência, em 2010 a empresa recebeu R$ 42,6 milhões. Em 2015, foram R$ 69,9 milhões, arrecadados principalmente com serviços de conservação. Em seu registro na Receita Federal, a firma possui 46 atividades, além da principal, de limpeza. Infraestrutura portuária, nutrição, restauração de prédios históricos e serviços de agronomia são alguns exemplos. A “prestação de serviços de informação” também aparece na lista.
No site da empresa também é difícil encontrar referências aos serviços jornalísticos. Em filme institucional, a companhia fala apenas em “limpeza e conservação; copa e café; portaria; jardinagem; recepção; telefonia; apoio administrativo e segurança patrimonial”. O link “serviços” também não cita os trabalhos na área de comunicação. O jornalismo é citado apenas em texto no link “apresentação”.
Tanto a Liderança quanto o TSE foram procurados, mas não se manifestaram sobre o caso. O Ministério do Meio Ambiente, que gastou em 2015 quase R$ 3,7 milhões com a firma para a prestação de serviços de comunicação social, se manifestou afirmando que a firma “comprovou as capacidades técnica e operacional exigidas por meio de atestados de capacidade inerentes ao objeto licitado”.
O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal também comentou o caso. Coordenador-geral da entidade, Jonas Valente afirma que o ideal seria a realização de concurso público para eleger a empresa que prestaria os serviços de comunicação. “Defendemos o concurso em primeiro lugar, mas, quando não é possível, que sejam ao menos contratadas empresas que têm atuação no setor de comunicação. É algo que nos preocupa já faz tempo, temos conseguido interlocução com alguns órgãos, mas infelizmente ainda não existe uma diretriz única no governo”, declarou o executivo.

Ceará opera única rádio do Brasil com conteúdo só para presidiários

Em funcionamento desde 2009, a Rádio Livre é transmitida em seis unidades e atinge mais de 6 mil pessoas diariamente
Hoje a equipe da rádio conta com um jornalista responsável e dois egressos. P(FOTO: 
Publicado originalmente na Tribuna do Ceará.
Liberdade é, segundo o dicionário, o estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou condição do ser que não vive em cativeiro. Para mais de 21 mil pessoas no Ceará, tal conceito não se aplica mais. Envolvidas em algum tipo de delito, essas pessoas foram destituídas de sua liberdade.
Longe do convívio social, muitos detentos perdem o contato com familiares e amigos. E foi justamente pensando em aproximar a população carcerária não apenas da família e amigos, mas, também, de conteúdos voltados para educação e cidadania, que a surgiu a Rádio Livre.
O projeto, idealizado pela Secretaria da Justiça, é o único no país a levar conteúdos como direito, educação, cultura, esporte, religião, psicologia, capacitação e entretenimento para quase 6 mil presos das Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III, IV e de Caucaia, da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) e do Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).
“A rádio foi apadrinhada pela Secretaria da Justiça em 2009 e começou pela CPPL2. Naquela época só transmitia música religiosa ou clássica. Além disso, o familiar podia passar uma mensagem, ou o diretor poderia falar com os detentos, chamá-los para fazer algum procedimento, por exemplo. Em 2012 foi criado um estúdio profissional com mesa de som, todo equipado para transmitir uma programação e também para ampliar esse sinal para outras unidades”, explica Felipe Sampaio, jornalista responsável pela rádio.
Atualmente o projeto pioneiro conta com 18 programas funcionando de segunda a sexta, das 8 às 17 horas. Enviando simultaneamente o sinal via internet, a rádio atinge não apenas a população carcerária, que escuta a rádio por meio das  caixas de som instaladas em vivências e corredores das unidades penitenciárias, mas, também, os servidores que podem escutar a rádio via intranet (rede interna de comunicação).
Além de fonte de conteúdos importantes e meio de comunicação entre a direção das penitenciárias e os internos, a Rádio Livre também funciona como meio de comunicação entre os presos e suas famílias. “Funciona assim: vamos até o presídio e os internos entregam bilhetes com recados. Em um dia, em apenas uma vivência do presídio, recebemos em média 200 bilhetinhos com mensagens. Para você ter ideia, um único presídio tem, em média, seis vivências. Então são muitos recados, a gente às vezes não consegue dar conta”, aponta Felipe.
Como um serviço de tele mensagem, os três responsáveis pela rádio ligam para o familiar do detento e entregam o recado. Há, ainda, a possibilidade de o destinatário responder a mensagem, de forma que sua resposta é transmitida no ar, dentro da programação da rádio.
“Outro meio de comunicação usando a rádio é a caixa de recados que cada presídio tem na portaria. Nessas caixas o familiar deposita o recado, nós passamos recolhendo e depois lemos as mensagens para os detentos. Outro modo de se comunicar é o telefone da rádio, o nosso e-mail e, agora, o nosso whatsapp. Com essa nova ferramenta o familiar pode enviar uma mensagem toda pronta, gravada em áudio, inclusive, o que permite o detento escutar a voz do remetente”, destaca.
Restaurando vidas
A história do primeiro programa da Rádio Livre e do seu realizador ajuda a entender a trajetória do meio de comunicação. O pastor Nelson Massambani conta, com orgulho, que o programa Celebrando Restauração nasceu da iniciativa de um único membro da igreja onde ele é líder de ministério.
“A igreja Batista Central tinha naquela época um projeto chamado Pontes para a Liberdade e entre os muitos ponto de interesses do projeto estava justamente a rádio via web, que, naquele momento era a única coisa que poderíamos colocar em prática”, conta.
E foi assim que nasceu a muda que daria, algumas anos depois, origem à rádio apadrinhada pela Secretaria da Justiça. “O nosso programa foi o primeiro a ir ao ar e o único por muito tempo. Lembro que no começo a rádio funcionava em um estúdio pequenininho, lá no colégio Kerigma, no bairro São João do Tauape. Naquela época Rodrigo Moraes ia nas unidades carcerárias e deixava os computadores funcionando para então voltar para o colégio e gravar o programa”, relembra.
Mesmo sem nunca ter sido locutor ou ter tido qualquer contato com rádio anteriormente, o pastor encarou a responsabilidade de ser participante ativo do projeto. “E com o envolvimento da Secretaria que as portas se abriram de fato para a rádio. A Rádio Livre ganhou audiência e um status muito lindo. Tornou-se, de fato, uma política pública como imaginávamos”, exclama o religioso.
Hoje o pastor é envolvido não apenas com o programa Celebrando Restauração, no qual desenvolve o programa de 12 passos para a reabilitação da população carcerária, mas, também, na realização de mutirões e ações dentro dos presídios.
Os frutos do trabalho realizado podem se encontrados no discurso de Nelson e Felipe. Enquanto o religioso assiste egressos procurarem a igreja após cumprirem suas penas, o jornalista assiste presos encontrarem a paz e o carinho da família por meio das ondas do rádio.
“Em 2014 nós fizemos uma ação que eu nunca mais vou esquecer. Foi a ação Rádio Livre. Naquela época tinha um rapaz que estava preso na tranca, que geralmente é aplicada para aqueles detentos com mau comportamento. E a mãe desse rapaz mandava recado para ele pela rádio todos os dias. E no dia da ação nós decidimos fazer uma homenagem para ela. Realizamos o encontro desse preso com a mãe após 4 meses sem sequer ouvirem a voz um do outro”, conta.
O resultado veio poucos dias depois, conta Felipe. “Dias depois essa mãe ligou para a rádio e disse que o filho tinha saído da tranca, tinha melhorado o comportamento, que passou a ser reconhecido pelo nome lá dentro e não mais por interno. Além de ter transformado o modo como ele passou a tratar a mãe e os amigos. Esse é um dos exemplos que a gente confere todos os dias na Rádio Livre e que é muito gratificante”, encerra.