Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Ouro Preto sedia 9º Encontro Nacional de História da Mídia


Enviado por  Nair Prata
9º Encontro Nacional de História da Mídia será realizado de 30 de maio a 1º de junho de 2013, no Centro de Convenções de Ouro Preto (MG), sobre o tema central “História da Comunicação ou História da Mídia? – Fronteiras conceituais e diferenças”, numa realização da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar).  O evento também vai realizar a segunda edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia, uma exposição de trabalhos científicos para alunos de graduação.
A organização do evento é do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) que realizou este ano, com grande sucesso, o Intercom Sudeste 2012. A Comissão Organizadora está preparando uma densa programação acadêmica e cultural com o objetivo de realizar um congresso de qualidade. 
Já estão sendo finalizadas parcerias com a rede hoteleira de Ouro Preto para facilitar a hospedagem dos congressistas. Para quem preferir ficar nas tradicionais repúblicas da cidade, muitas delas vão receber os participantes do evento pela diária de 15 reais, incluindo o café da manhã.
As inscrições estarão abertas de 1º de março a 19 de maio de 2013 e o valor da taxa varia de acordo com a data, titulação e filiação à Alcar. A submissão de trabalhos estará aberta de 1º de março a 22 de abril de 2013. Os artigos para apresentação no evento podem ser inscritos em um dos Grupos de Trabalho da Alcar (relação abaixo).
 
 Todas as informações sobre o 9º Encontro Nacional de História da Mídia  estão disponíveis aqui ou pelo e-mail historiadamidia@icsa.ufop.br. O evento também já está nas redes sociais: Facebook e Twitter (HistoriaMidia). O blog mapeia Ouro Preto para o congressista, com dicas de alimentação, hospedagem, pontos turísticos, transporte e saúde.
 


Prêmio para blogueiros de Cultura


Termina dia 4/12 o prazo de inscrições ao Prêmio Blogueiros de Cultura 2012. Poderão concorrer blogs brasileiros que abordem, de forma crítica e criativa, temas relacionados ao universo da cultura e das artes. 
Entre os inscritos, três finalistas serão selecionados. O vencedor, que levará para casa um Ipad 4G, será escolhido pelos leitores, que poderão votar através da página doAcesso no Facebook.
Para participar, basta preencher a ficha de inscrição disponível neste link até o dia 4 de dezembro. O prêmio contemplará blogs construídos sobre plataformas como o WordPress ou o Blogger, entre outras, com periodicidade de veiculação de posts, no mínimo, quinzenal e com conteúdo que traga reflexões sobre o universo da cultura nacional. 
Blogs restritos à divulgação de produção artística própria e de agendas culturais; ou à publicação de textos de terceiros não se enquadram na proposta do prêmio e, por isso, não poderão participar.
A seleção vai considerar, entre outros critérios, a abordagem dos temas pelos blogs; a qualidade do texto; o uso de diferentes formatos, como vídeos, imagens e áudio; a navegabilidade das páginas; a integração com mídias sociais e a participação do leitor. Os finalistas serão anunciados no dia 11 de dezembro, pelo blog Acesso e em sua página no Facebook, na qual os leitores poderão eleger o vencedor curtindo a postagem referente ao seu blog preferido.
Clique aqui e confira todas as informações sobre o prêmio baixando o regulamento do Blogueiros de Cultura 2012. A ficha de inscrição está disponível aqui.
Prêmio Blogueiros de Cultura 2012

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Senado debate papel das TVs comunitárias na promoção dos direitos humanos

Da Agência Senado


A importância das TVs comunitárias na veiculação de conteúdos de maior relevância para os brasileiros e a liberação de R$ 1, 3 bilhão do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel) foram dois dos temas tratados até agora na audiência pública realizada pelo Senado para debater o papel das TVs Comunitárias na promoção dos direitos humanos na "onda digital aberta”. O debate começou por volta das 9h15 desta segunda-feira (26) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Um dos assuntos em discussão na audiência desta segunda-feira é a necessidade de recursos para a expansão e adequação das emissoras comunitárias ao sinal digital, condição considerada essencial para que possam se atualizar e cumprir com eficácia seu papel na democratização da comunicação e no debate sobre os direitos humanos.
O pedido para a realização da audiência foi feito pelo  próprio  Paim e conta com   a participação de representantes da Associação Brasileira de Canais Comunitários (Abccom), da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e do  Ministério das Comunicações.
Os canais comunitários foram criados por meio da primeira lei de TV a Cabo no país (Lei 8.977/95), que deu origem aos chamados Canais Básicos de Utilização Gratuita como forma de contrapartida social dos operadores de cabo. Hoje quase 70 emissoras de TV comunitária estão em operação em todo o país. Conheça a pauta de reivindicações das TVs comunitárias.
Na abertura, o presidente do colegiado, senador Paulo Paim, afirmou que a CDH é um espaço para a livre expressão da sociedade.
- Vou continuar abrindo espaço aqui para negro, para índio, para deficiente, para idoso, para setores do movimento sindical. Se alguém pensa que vou recuar uma vírgula, se engana. Aqui cada um vai dizer o que quer - disse o senador.
Na semana passada, o senador denunciou em Plenário que seu site na internet foi invadido duas vezes por "hackers". Ele atribuiu o ataque a setores conservadores da sociedade.

Canais comunitários de TV pedem fontes de financiamento

Da Agência Senado


A criação de formas de financiamento para as TVs comunitárias ocupou a maior parte dos debates desta segunda-feira (26) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). Desde a promulgação da Lei do Cabo, em 1995, a criação de medidas para garantir recursos para os canais comunitários faz parte da pauta de reivindicações das associações e movimentos que atuam na área.
Uma das propostas é transformar uma parte do que é pago pelas operadoras de telefonia como taxa de fiscalização (Fistel) num fundo de apoio aos canais. A ideia foi apoiada por todos os representantes de veículos comunitários durante a audiência pública. Segundo representantes de associações e de TVs comunitárias, a maioria das emissoras tem a sobrevivência ameaçada por falta de recursos.
- Sentimos a necessidade de se definir como buscar recursos para que esses canais se mantenham – assinalou José Roberto Schiavinato, vice-presidente da Associação dos Canais Comunitários de São Paulo (Acesp).
As TVs públicas também defendem o repasse de recursos provenientes da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública e de percentual de publicidade pública institucional do governo federal para as emissoras públicas.
Resistência
Em relação ao Fistel, o assessor de Relações Institucionais da Empresa Brasil de Comunicação, Ricardo Lima, defendeu a mobilização das TVs comunitárias para tentar reverter a posição das operadoras móveis contra o remanejamento de 10% do fundo para financiamento da radiodifusão pública.
Desde 2009, quando as operadoras tinham de começar a recolher cerca de R$ 200 milhões para financiar a EBC, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) vem depositando os recursos em juízo.
- Esse orçamento, quando liberado, vai tratar da TV pública, e as TVs comunitárias tem aí dentro o seu quinhão. Precisamos que as teles liberem o que é nosso, o que é da sociedade civil – disse o representante da EBC.
O coordenador-executivo da Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Gilberto Rios, concordou:
- Se conseguirmos resolver o problema do Fistel, se conseguimos resolver alguns entraves jurídicos existentes hoje no país, talvez possamos ter em 2013 um ano melhor para a comunicação pública, para que os conteúdos brasileiros possam ser vistos pela população - observou.
Pluralidade
Segundo Edivaldo Farias, presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (Abccom), a democratização dos meios de comunicação passa pelo fortalecimento das TVs e rádios comunitárias. Ele assinalou que esses veículos, que não têm condições de enfrentar o poderio econômico de grupos empresariais estrangeiros, são fundamentais para garantir espaço à pluralidade de manifestações da sociedade.
- Somos nós que denunciamos as violações dos direitos humanos. Somos nós que não nos limitamos porque não estamos presos à audiência, não estamos presos ao poder econômico – disse Farias.

Câmara cria portal multimídia dos veículos de comunicação da Casa

Da Agência Câmara


A partir desta segunda-feira (26), os veículos de comunicação da Câmara dos Deputados passam a ter seus conteúdos integrados em um portal único na internet. Toda a produção da Agência, do Jornal, da Rádio e da TV – reportagens, programas e documentários – estará em destaque na homepage do Câmara Notícias. O objetivo é oferecer, de forma complementar, uma ampla cobertura das atividades legislativas da Casa, com textos, áudios, vídeos, fotos e infografias.
O noticiário da Agência Câmara, que há 12 anos leva aos cidadãos, em tempo real, um panorama detalhado das votações e debates entre os deputados, será reforçado no portal Câmara Notícias pelas reportagens produzidas pela Rádio Câmara e pela TV Câmara. Além disso, as principais estreias de programas da Rádio e da TV terão espaço no Câmara Notícias, para ampliar o acesso aos diversos conteúdos produzidos pelas equipes desses dois veículos.
Assista ao vídeo que resume as principais características do portal Câmara Notícias.
Menu temático
O internauta também poderá continuar procurando informações sobre um assunto específico ao navegar pelo menu temático, do lado esquerdo da tela. Além de encontrar as notícias produzidas pela Agência Câmara, conteúdos da Rádio e da TV sobre aquele tema também estarão em destaque.
Aqueles que desejarem ler a versão digital do Jornal da Câmara continuarão tendo acesso a uma página com todo o seu conteúdo. Rádio e TV também manterão seus sites para permitir a navegação por todos os programas de jornalismo, entrevistas, debates e cultura; documentários, radionovelas e campanhas.
Serviços como o “Baixe e use”, da TV, a Radioagência e os podcasts da Rádio, também continuarão disponíveis para que os internautas encontrem rapidamente o que for de seu interesse.
A agenda da Agência Câmara; as notas sobre discursos doss deputados, publicadas pelo Jornal da Câmara; e o banco de imagens são outros serviços que permanecerão disponíveis na internet.
Pesquisa avançada
Já a busca por todos esses conteúdos ganha o reforço de uma página de pesquisa com mais opções, em que será possível procurar por palavra-chave; tema; programas da TV e da Rádio; ou formato de mídia (texto, vídeo, áudio e infográfico), dentro do período de tempo desejado.
Os boletins eletrônicos da Agência, da Rádio e da TV continuarão a ser enviados por e-mail, e as páginas dos veículos nas redes sociais, como Facebook e Twitter, também serão mantidas, para atender os milhares de assinantes e seguidores.
Transparência e cidadania
Com essas mudanças, a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados dá mais um passo para levar aos brasileiros informações completas e multimídia sobre os acontecimentos da Casa, buscando sempre a transparência e o fortalecimento da cidadania. E, a fim de continuar aperfeiçoando esse trabalho de comunicação pública, convida a todos para enviar sugestões, elogios e críticas por meio dos serviços de participação popular da Câmara, como o Disque-Câmara (0800 619619) e o Fale Conosco do Portal da Câmara.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

[Veja o vídeo] Videocast analisa o papel das mídias sociais em tempos de eleições

Enviado por Luiz Flávio Mendes

O Brasil é o quinto país mais conectado do mundo, com cerca de 83 milhões e 500 mil usuários na rede mundial de computadores. As lan house representam 31% das conexões, sendo que a internet de casa já ocupa 27% dos acessos, os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBOPE). Segundo o órgão, em 2001, 79% dos brasileiros freqüentam os sites de redes sociais, somente no Facebook a adesão ultrapassa 50 milhões de pessoas no país. 
Nesse ambiente cibernético, os candidatos há uma vaga nos cargos políticos vem deslumbrando um novo cenário para a corrida eleitoral, entender as dinâmicas próprias desta tecnologia, assim como os erros e acertos cometidos por quem pretende um cargo nas esferas do poder nacional são discussões que permeiam esse Videocast.

O foco principal do debate está na influência das mídias sociais nas eleições. Ao interpretar o eleitorado brasiliense por faixas etárias, percebe-se que as gerações recentes que tem as redes sócias como parceiras diárias de comunicação percebem uma influência maior; todavia, na medida em que a idade avança a influência diminuem. Neste cenário atual percebe-se então que o poder dos sites de relacionamentos irá aumentar gradativamente nos próximos pleitos eleitoras. 
Do outro lado estão os candidatos, que também passam adaptações, ou seja, muitos deles não possuem uma existência virtual considerável, o que gera estranheza do eleitor cibernético em tempos de campanha. A busca do voto perpassa por dois momentos singulares no país: o “corpo a corpo” ainda é a grande estratégia das urnas, mesmo com o aparecimento das redes sociais, está última pode definir uma eleição através de um comentário negativo ao candidato. O grande desafio do ponto de vista jurídico é a construção de uma legislatura eficiente que possa conter os excessos, assim como os ataques intencionais na rede, implantados por assessores de políticos rivais.

Videocast
O trabalho de produção dos alunos de Jornalismo do UniCeub percebeu as mídias sociais como uma tendência do futuro, ou seja, a cada nova disputa eleitoral os sites de relacionamentos ganham mais espaços no processo de tomada de decisão sobre quem votar. Todavia, tudo depende do amadurecimento das ferramentas dentro do contexto democrático. Sendo assim, a última parte do Videocast conta com a participação dos alunos do ensino médio, tanto da rede pública e particular. 
De acordo com os novos eleitores, os comentários que surgirem na rede, como também a própria propaganda eleitoral em si, poderão impulsioná-los a fazerem uma pesquisa mais elaborada sobre o candidato, mas dificilmente conseguem definir o voto de imediato. Em suma, vivemos um agregamento da estrutura de comunicação disponível na pós-modernidade, os veículos tradicionais como o rádio, o jornal e a TV estão dialogando com as mídias sociais, como também, com a versão on-line de notícias. 
O cenário ampliou e está mais complexo e multifacetado, o que requer um aprofundamento detalhado não somente da mídia social em si, mas do papel dela dentro do contexto geral da informação.
De acordo com os colaboradores do Videocast, o jornalista Chico Sant'Anna e o cientista político Leonardo Barreto, as mídias sociais representam uma grande fronteira de mudança de comportamento, que cada vez mais influencia a política, devido a introdução de novos hábitos de informação, dando vozes a novos atores ao estabelecerem uma alto grau de interatividade. Todavia, eles ressaltaram que as mudanças sociais ocorrem via sociedade organizada, ou seja, o impulso pode ser cibernético, porém precisa ser canalizado no coletivo, no espaço de discussão pública, e não somente dentro do mundo virtual, para que as demandas sociais de fato venham ser supridas pelo poder instituído.

Veja aqui o videocast

Ficha Técnica:

Colaboradores:
Jornalista Chico Sant'Anna
Cientista político Leonardo Barreto

Reportagens: Ana Luiza Mendes, Guilherme Lopes, Cássio Lima, Sheylla Cristina, Ana Beatriz Machado e Inez Mustafa

Direção estúdio: Luiz Flávio Mendes
Produção: Daniela Giustina e Yuri Leão
Apresentação: Lucas Veloso
Direção geral: Cássio Lima

1/3 do conteúdo de TV online é assistido em aparelhos de TV

Do Pay-TV news


Apesar de PCs e laptops ainda representarem 52% das visualizações de conteúdos de TV online, sua participação caiu significativamente em setembro em relação a agosto, de acordo com um relatório de visualização de TV online da NPA, que afirma que a visualização em PCs perdeu 12 pontos percentuais no mês.
Pela primeira vez desde o início do ano, os PCs ficaram abaixo da marca de participação de 60%, em comparação com 2011, quando o dispositivo representava 70% das visualizações.
Os telespectadores estão cada vez mais assistindo TV online em seus smartphones, tablets e, acima de tudo, em suas telas de TV conectadas, o que atraiu um terço da visão global.
Esta nova tendência é em grande parte devido à estratégia multiscreen desenvolvida pelos operadores de banda larga e fabricantes de TV conectada, que permite que os espectadores acessem serviços de TV online a partir de seus aparelhos de TV.
A NPA também destaca que a visualização de conteúdo de TV online caiu em setembro passado. O número de vídeos solicitados foi de 235 milhões, queda de 13% em relação a agosto.
No entanto, o catch-up TV ainda continua em demanda, enquanto o conteúdo bônus e a TV ao vivo não funciona tão bem. "Catch-up TV não é suficiente para fazer a TV online avançar ainda mais. Enquanto a TV ao vivo e oferta de conteúdos bônus não forem atraente o suficiente, a TV online não funcionará tão bem", conclui a pesquisa.

Ministério do Meio Ambiente tem vaga para jornalistas

Termina hoje, 27/11, o prazo para que jornalistas e demais profissionais de Comunicação Social interessados em trabalhar na secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental -Saic do governo federal envie seus documentos ao órgão. A Saic está realizando dois processos de seleção para a contratação, em caráter temporário, de 02 (dois) consultores. Os requisitos para o preenchimento de cada uma das vagas estão defididos em dois editais: os de nº 05 e o de nº 06. 

Os interessados devem enviar suas propostas até o dia 27 de novembro.

Para as duas vagas, é necessário possuir experiência de mercado de ao menos três anos, conhecimento em redes sociais e informática.O edital nº 05 disponibiliza uma vaga para elaborar o “conteúdo informativo e técnico sobre o tema Produção e Consumo Sustentável”. Podem participar do processo os que têm nível superior em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Relações Públicas ou Publicidade. 

A vaga prevista no edital nº 5 requer também fluência em língua inglesa; O contrato terá a vigência de sete meses.

A vaga prevista no edital nº 6 exige dos candidatos escolaridade mínima de nível superior com pós-graduação em ao menos uma das seguintes áreas de conhecimento ou temas afins:  administração pública, economia, 
gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, comunicação social, políticas públicas, planejamento urbano e produção e consumo sustentáveis.
O contrato terá a vigência de quatro meses
Mais informações sobre os dois editais, clique aqui

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

UFOP contrata quatro professores de Jornalismo

A Universidade Federal de Ouro Preto está com as inscrições abertas ao concurso que selecionará quatro professores de Jornalismo. As vagas são para as seguintes áreas:

O curso de Jornalismo da UFOP está com 4 vagas abertas para professor efetivo:
  • Webjornalismo:  duas vagas, como formação mínima de Doutorado
  • Jornalismo audiovisual: uma vaga, como formação mínima de Doutorado
  • Fotografia: uma vaga, como formação mínima de Mestrado
As vagas que exigem grau de Doutor, os candidatos deverão possuir graduação em Comunicação Social – Jornalismo, e título de Doutor ou Livre-Docente em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências 
Humanas, Linguística, Letras e Artes. Já os candidatos que não tiverem graduação em 
Comunicação Social, o doutoramento exigido terá que ser Comunicação Social.
Para a vaga que exige apenas o mestrado, a graduação poderá ser nas áreas de Comunicação Social ou Artes Visuais ou Fotografia. O título de mestre poderá ser em  Ciências Sociais Aplicadas, 
Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes. Ao candidato que não tiver o graduação em 
Comunicação Social ou Artes Visuais ou Fotografia o mestrado ou doutorado ou Livre-Docência 
deverá ser em Comunicação Social ou em Fotografia. 
A jornada para todas as vagas é de 40 horas semanais com dedicação exclusiva e os salários para as vagas que exigem grau de Doutor é de R$ 7.627,02 e a que exige grau de Mestre, de R$ 4.837,66.
Mas informações, clique aqui

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Restringir ou não a publicidade infantil

Da Andi

Os comercias não medem esforços para vender produtos direcionados a crianças. Na internet, o problema é ainda mais acentuado. No dia a dia, as empresas não param de inovar, fazendo diversas ações de marketing para garantir a atenção da garotada.
No Brasil não existe legislação específica para regular a publicidade de produtos infantis. As próprias empresas de publicidade criaram um órgão regulador, o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que analisa as propagandas veiculadas, quando recebem queixas de consumidores.
Há mais de 10 anos tramita na Câmara dos Deputados, o projeto de lei 5.921, de autoria do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR), que visa proibir a publicidade dirigida ao público infantil. Nos últimos anos o texto sofreu inúmeras alterações.
Desenvolvimento – Para o psicólogo Assis Parente existem "propagandas que ajudam", mas outras que "condicionam e que afetam o desenvolvimento da criança". Segundo ele, muitas vezes, as crianças não estão preparadas para receber tanta carga de informação, o que acaba atrapalhando o desenvolvimento infantil. Para o especialista em marketing Christian Avesque, a partir da década de 1980 a publicidade se "espetacularizou".

119 Jornalistas já foram mortos no mundo, neste ano


Este é o maior número em 15 anos, desde quando o Instituto Internacional de Imprensa começou a pesquisar o assunto, em 1997; conflitos na Síria são os responsáveis pela maior parte; Brasil registrou quatro mortes
Por Renata Giraldi, da Agência Brasil
Brasília – Em 2012, 119 jornalistas foram mortos, o maior número desde que o Instituto Internacional de Imprensa (cuja sigla em inglês é IPI) começou a pesquisar o assunto, em 1997. O IPI divulgou os dados durante reunião, em Viena, na Áustria, promovida pela associação de editores de imprensa e pelo Serviço de Informações das Nações Unidas.
Na América Latina, foram registradas 22 mortes de jornalistas. O local considerado mais perigoso para o exercício da profissão é o México, onde sete profissionais foram assassinados. O Brasil, Honduras e a Colômbia também aparecem no relatório do IPI. No Brasil, houve quatro mortes, em Honduras, três, e na Colômbia, duas. No Peru, quatro jornalistas morreram em um acidente de carro e no Equador, um foi baleado por um homem em uma motocicleta.
Pelos dados do IPI, os conflitos na Síria são responsáveis pela maior parte das mortes em 2012, registrando 36 mortos. Há 20 meses, a Síria vive sob um clima de guerra. Mais de 40 mil pessoas morreram, segundo organizações não governamentais. As forças de segurança do governo e da oposição se enfrentam nas principais cidades sírias.
O segundo país que mais registrou mortes de profissionais de imprensa é a Somália, com 16. No relatório, o IPI destacou que a Justiça do país não julgou ninguém "perpetuando uma cultura de impunidade que encoraja novos ataques".
O exercício da profissão é considerado perigoso no México, no Paquistão e nas Filipinas. No México, sete jornalistas foram mortos em 2012 - cinco no estado de Veracruz, área próxima a Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos, regiões que concentram vários cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas.
Cinco jornalistas foram mortos no Paquistão e nas Filipinas. Segundo o relatório, nas Filipinas, há uma "cultura de impunidade". No Iraque, na Palestina e no Bahrein, países que também vivem momentos de tensão, foram registrados três mortes de jornalistas, em cada um.
O relator especial das Nações Unidas para a Proteção da Liberdade de Imprensa, Frank La Rue, disse que a situação é mais grave nos países onde não há conflitos declarados, como o México. "Qualquer ataque contra os profissionais de imprensa deveria ser considerado um ataque contra a própria democracia", acrescentou ele.
Na África, foi registrado um total de 27 mortes de jornalistas. Na Ásia, 26, entre elas três em Bangladesh e duas na Índia. A síntese da pesquisa pode ser obtida neste link.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Clássico "O velho e o mar" é adaptado para o teatro


Por Tony Berrocal


Peça em cartaz em Cuba
deverá vir ao Brasil
e demais países da América do Sul


A história tem como personagem principal um velho pescador chamado Santiago. Apesar de muito experiente, acha-se em uma maré de azar, tendo ficado quase três meses sem conseguir pescar um único peixe.
Santiago possui um jovem amigo, chamado Manolín, que o incentiva a pescar. Na manhã do 85º dia, em sua pequena canoa, Santiago consegue pescar algo descomunal e que lhe oferece muita resistência e lhe carrega a canoa cada vez mais para o alto mar.
Formado na Escola de Instrutores de Arte, em 1963, Ramón Díaz recebeu aulas de representação dos professores Julio M. Aparicio e Adela Escartín (famosa atriz espanhola e cubana). Em 1965, ele entrou no elenco do Teatro Musical da Havana, onde ele alterna suas atividades como diretor e como artista, aparecendo na televisões cubana, mexicana, brasileira e venezuelana.
Algum tempo mais tarde, esse mestre teatral começa um tour internacional pela América Latina e Europa, o qual lhe lança a um status de celebridade, ao lado da atriz Olga Flor. Porém, foi com a adaptação “Del Cimarron”, do escritor cubano Miguel Barnet, que ele ganhou o Festival de Teatro da Havana e ficou realmente destacado dentro da sociedade da telinha havaneira. Ele criou adaptações teatrais para Hamlet, Don Juan, O Reino deste mundo e o Quixote. Este novo espetáculo é uma apresentação exclusiva. baseada no romance de Ernest Hemingway.
É um evento que promove uma oportunidade para homenagear e lembrar o grande escritor americano amigo de Cuba e México, que em artigos para The New York Times deu grande magnitude, a lendas da Havana Velha: a Bodeguita del Medio, o Floridita Daiquiri Mojito, La Virgen del Cobre, a barra de Dois irmãos e outros itens representativos de Cuba e ao México das touradas e história colonial.
Este trabalho, que é considerado um clássico da literatura, inspira esta encenação sem querer ser uma versão teatral da história familiar, mas uma criação independente por ela motivado. Ele usa as habilidades e desempenho do homem para mostrar como é o destino de fantoches, a arte da mímica, fantoches, espantalhos e os elementos mágicos da lanterna, com os quais o ator já trabalhara antes.

Mais do que um monólogo, pretende ser uma reflexão sobre o monólogo da terceira idade e final. Santiago, um pescador cubano idoso e atravessando o peso da solidão e uma temporada sem nada pescar, recorda sua vida passada. Desde o princípio, diz respeito a um menino chamado Manolin, que foi seu aprendiz e principal suporte em viagens marítimas, mas passa a pertencer a uma família privilegiada, que fez fortuna com a pesca, mas é proibido de ir pescar com o velho, por causa da sua má sorte.

VEJA AQUI UM TRECHO DA PEÇA



Mas o velho se sente comprometido com a admiração do garoto, a quem incentiva e compartilha a devoção pelo beisebol. Encorajado pelo seu orgulho e senso de honra, vai ao mar, em busca de pesca, num dia aparentemente normal, mas encontra muitas adversidades.
Cruza o seu caminho um espécime magnífico de marlin, cujo enfrentamento vai se transformar numa angustiante batalha. Quando do retorno do velho, o peixe é completamente irreconhecível, os tubarões já haviam comido as entranhas do peixe, dele não restando mais quase nada, a não ser a espinha dorsal como um testemunho da grande estatura original, mas suficiente para provocar a admiração e reconhecimento de todas as pessoas, especialmente do filho de quem tanto se orgulha. Chegar ao fim "destruído, mas não derrotado."
A obra, que será apresentada no mês de dezembro em Cuba, está agendada para ser levada aos palcos brasileiros nos dois próximos anos.

São Paulo: jornal francofônico realiza atelier em jornalismo para jovens

O web-jornal Lepetitjournal.com, editado em francês, em São Paulo, no Brasil, vai desenvolver nas férias de verão um attelier journalisme destinado a jovens de 10 a 18 anos. A idéia é abrir as portas do jornalismo aos jovens e, quem sabe, descobrir talentos.
Veja abaixo, em francês, o informe divulgado.

Les vacances d'été approchent à grands pas et il n'est pas toujours facile de trouver des activités pour occuper ses enfants durant cette période. C'est pourquoi Lepetitjournal.com propose d'ouvrir de nouveau ses portes aux apprentis journalistes. De nouveaux ateliers journalisme seront donc organisés en décembre et janvier.
Au programme : des interviews, des articles rédigés en groupe ou en solo, une découverte du monde du journalisme

Vos enfants sont curieux, avides de découvertes et tentés par l'écriture ? L'équipe du Petitjournal.com a décidé de renouveler l'expérience de l'atelier journalisme et de faire découvrir tous les secrets du métier aux enfants et adolescents de 10 à 18 ans. 
Au programme : les missions du journaliste, la vie d'une rédaction et l'apprentissage des techniques journalistiques.

Qu'est-ce que le journalisme ? Un chapeau ? Comment choisir un sujet, créer un titre accrocheur, écrire un bon article ou préparer une interview ? Ce sont autant de points qui seront abordés au cours des "Ateliers Journalisme" sous forme d'échanges, mais aussi de pratique.

A



u terme de chaque session, l'objectif est d'avoir achevé la réalisation d'au moins deux articles. Du choix du sujet à la rédaction, en passant par la mise en page au traitement des images, tout est réalisé par les enfants. Une production qui aura également l'opportunité d'être diffusée sur le site Lepetitjournal.com, ainsi que sur le blog consacré aux ateliers de journalisme réalisés à São Paulo.





Du point de vue pratique... 
- Trois sessions d'ateliers journalisme de 2 jours proposées au cours des vacances d'été : les 19 et 20 décembre de 10h à 16h, puis le 14 et le 15 janvier 2013, et enfin les 28 et 29 janvier aux mêmes horaires.
- Durant cet atelier sont prévus des temps d'interview, une visite, ainsi que la rédaction d'un article suivant cette visite.
- Afin de garantir un meilleur encadrement, les séances se dérouleront par groupe de 6 enfants maximum.


- Tout le matériel technique (ordinateurs, appareil photo, stylos, carnets, etc.), ainsi qu'un déjeuner seront fournis.



Nous souhaitons offrir l'opportunité aux enfants et ados de traiter les sujets qui les intéressent, d'offrir leur point de vue sur São Paulo et le Brésil, en abordant les sujets les plus variés (culture, sport, jeux, actualité, vie du Lycée Pasteur, voyages, etc.). Une occasion unique d'être publié dans un média en ligne lu par plus de 11.000 personnes au Brésil !

N
e tardez pas à contacter Amélie ( amelie.perraud@lepetitjournal.com pour la session de décembre) ou Anne-Louise ( annelouise.sautreuil@lepetitjournal.com pour les sessions de janvier) pour obtenir plus d'informations pratiques sur le lieu, les tarifs, et inscrire vos enfants. Le nombre de places est limité !

Amélie PERRAUD-BOULARD (www.lepetitjournal.com/sao-paulo) mercredi 21 novembre 2012

Implantação do cabo submarino EUA-Mercosul começa em 2013


A construção do primeiro dos cinco cabos submarinos previstos pelo governo, em projeto capitaneado pela Telebrás, começará no primeiro semestre de 2013 e deve ser concluída já em 2014. Ao menos esta é a previsão do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
De acordo com ele, o cabo será construído pelo Brasil em parceria com Argentina e Uruguai e custará US$ 500 milhões. A ideia é interligar os três países e ligá-los aos Estados Unidos. A primeira fase da empreitada deve ser a colocação de fibra óptica entre o Brasil e o estado norte-americano da Flórida. “Trinta e cinco por cento do nosso tráfego é com eles e isso vai gerar economias, porque até agora temos que pagar para quem tem cabo”.
A segunda fase do projeto prevê a interligação entre o Brasil e os parceiros da América do Sul e, conforme disse Paulo Bernardo, “os custos da obra se pagam em dois anos, gerando economias para os três países”. O ministro participou do evento Ericsson Business Innovation Forum nesta quarta, 21, em São Paulo.

XIII Congresso da IBERCOM abordará Comunicação, cultura e esferas de poder


De 29 a 31 de maio de 2013, a Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, realiza a décima terceira edição do Congresso da IBERCOM, realizado pela Associação Ibero-Americana da Comunicação – AssIBERCOM.
O encontro busca criar condições para a cooperação entre áreas disciplinares, universidades e países diferentes, em torno do tema “Comunicação, cultura e esferas de poder”.
Os interessados em participar do Congresso devem submeter seus artigos até o dia 15 de janeiro de 2013 através deste sítio do evento.
A programação completa do Congresso está disponível aqui.
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Brasil: acessos de banda larga totalizam 85,5 milhões em outubro


Do Telaviva news

Com crescimento de 53% em 12 meses, o número de acessos em banda larga fixa e móvel totalizou 85,5 milhões em outubro deste ano no Brasil. De acordo com levantamento da Telebrasil divulgado nesta quarta-feira, 21, a expansão mais significativa foi a da conexão 3G, tanto via smartphones e celulares quanto com modems. No mesmo intervalo de tempo, a banda larga móvel apresentou crescimento de 74%, apesar da desaceleração (com destaque negativo para a operadora Vivo) identificada no levantamento da Anatel divulgado na terça-feira. A Telebrasil considera em sua metodologia de cálculo o total de acessos 3G, e não o número de planos de dados comercializados pelas teles móveis.
Em outubro deste ano foram registrados 65,5 milhões de acessos 3G. Desse total, 52,5 milhões são conexões de handsets, enquanto os terminais de dados acumularam 13 milhões. Importante notar, porém, que a Telebrasil também identifica terminais de dados máquina-a-máquina (M2M) como acesso de banda larga móvel (embora sejam conexões GSM), enquanto a Anatel separa a categoria de terminais de dados banda larga para conexões com modems 3G. Dessa forma, pela agência, esses terminais de banda larga móvel somam 6,527 milhões em outubro, enquanto os de M2M totalizam 6,432 milhões. A soma de acessos fixos e móvel seria, então, de pouco mais de 79 milhões, desconsiderando as conexões máquina-a-máquina.
A cobertura das conexões móveis de terceira geração também apresentou crescimento nos últimos 12 meses: 74%. Agora, as redes estão atendendo 3.127 municípios, ou 87% da população brasileira. Trata-se de mais que o triplo do número determinado no leilão do 3G, que era de conectar 928 municípios até abril de 2013. Somente de janeiro a outubro deste ano, as teles cobriram 477 novos municípios com 3G.

Fixa
De outubro de 2011 até outubro de 2012 foram adicionados 1,7 milhão de acessos de banda larga fixa, totalizando 20 milhões de conexões e cobrindo todos os municípios brasileiros. Com essas redes, as concessionárias atendem gratuitamente a mais de 63 mil instituições públicas de ensino fundamental e médio pelo programa Banda Larga nas Escolas.
A Telebrasil afirma que a velocidade da conexão fixa também evoluiu. Citando dados da consultoria Akamai, a velocidade média cresceu 50% nos últimos dois anos, chegando a 2,1 Mbps no segundo semestre de 2012. A associação de empresas de telecomunicações diz que, para continuar a expansão da banda larga no País, são necessárias políticas públicas e legislações que incentivem a instalação de infraestrutura e oferta de novos modelos de negócios com “diferentes produtos para atender a diferentes demandas”.

TV Câmara faz concurso de curtas sobre direitos da mulher


A Procuradoria Especial da Mulher e a Secretaria de Comunicação Social da Câmara dos Deputados realizam, com apoio do Banco Mundial, um concurso para a aquisição de curtas e reportagens inéditos de 5' a 10' que abordem o tema da garantia de direitos das mulheres e da aplicação da Lei Maria da Penha.
O prêmio é de R$ 10 mil e os vencedores serão exibidos em um hotsite e no canal da TV Câmara e em redes de difusão audiovisual e online do Banco Mundial e de seus parceiros.
As inscrições vão até 21 de dezembro e cada proponente pode inscrever até três peças.
Informações, clique aqui. O edital pode ser consultado aqui.  

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

A TV e os animais estereotipados – parte 1


Por Josiele Souza, publicado anteriormente pela Anda 

No mundo há vários tipos de cultura e costumes. A televisão minimiza estas diferenças construindo modelos que não causem grande estranhamento ao telespectador. Esses modelos são os chamados estereótipos. Para transmitir uma mensagem, o veículo utiliza o estilo de esquemas. “Por exemplo, há certas características na aparência de um homem que personifica o herói de TV. Esses traços típicos são então construídos pelos idealizadores de tipos e apresentados na tela de forma acentuada”. (MARCONDES FILHO*, 1988, p. 43).
Vai-se acentuando dessa forma uma representação da realidade característica da TV. Esses traços acentuados são os chamados estereótipos. A mocinha do filme geralmente é bela e delicada; o vilão de uma novela é tão malvado e desumano que faz os telespectadores odiarem o personagem e, muitas vezes, o próprio ator.
Programas dominicais como Domingão do Faustão (exibido semanalmente pela Rede Globo) geralmente apresentam quadros que estereotipam os animais. O quadro Se vira nos 30, por exemplo, frequentemente mostra animais realizando ações humanas para entretenimento. Um exemplo apresentado no dia 1° de agosto de 2010 é o caso de um cão da raça São Bernardo “cantor” (ilustração 1). É bom lembrar também que o vencedor do Se Vira… ganha 15 mil reais, ou seja, o animal está sendo exposto e utilizado como entretenimento para concorrer a um prêmio para os seus tutores. Vale ressaltar que a definição de cantar no sentido que é conhecido no mundo humano não é transferida literalmente para o animal. Neste caso o cachorro não canta, mas uiva. Ultimamente, diversos vídeos neste estilo estão disponíveis na internet ou até mesmo na TV, mostrando animais que realizam essa tal cantoria. No quadro apresentado é fácil perceber o desconforto do animal quando a sirene do tempo esgotado toca. Até o próprio apresentador comenta sobre o barulho. Por ser um local estranho, com muitas luzes e pessoas diferentes do seu convívio, o cão mostra-se algumas vezes inquieto. Outro fato a ser comentado é o acessório utilizado pelo animal. Cães não usam gravatas, pois não possuem esta necessidade. Este acessório é mais um exemplo da humanização imposta ao animal. Neste quadro percebe-se o estereótipo utilizado. Para os telespectadores se identificarem e assistirem aquele programa é mostrado um cão que canta e usa gravata. É fácil perceber que mesmo sendo domesticados os cachorros não cantam e não possuem a necessidade de usarem acessórios. A necessidade humana é transferida ao animal para que aquele conteúdo transmitido seja captado pelo público de maneira mais simples. O telespectador ao receber estas informações não demonstra estranhamentos já que esses elementos (impostos ao cão) são naturais do dia a dia dos humanos. Programas e vídeos deste tipo reforçam a ideia de que os animais podem ser usados no entretenimento dos homens realizando ações humanas.
Cachorro “canta” no Domingão do Faustão. Exemplo clássico da utilização de animais como entretenimento
Os programas televisivos possuem o ritmo da vida dos trabalhadores. A televisão prolonga essa continuidade do trabalho, mesmo as pessoas estando em repouso. Para Marcondes Filho (1988, p. 24), “enquanto assiste à TV, o sujeito mantém seu ritmo de produção [...] Ansiedade e sensação de estar sempre funcionando são as neuroses permanentes que garantem ao trabalhador a impressão de ‘estar vivo’. Viver significa produzir e apresentar resultados em todos os sentidos”.
Entretanto, ao assistir um programa televisivo não há essa percepção de que o veículo transmite a ideia desta continuação de ritmo de trabalho. Isso acontece devido à linguagem utilizada. A televisão tende a reduzir as mensagens para que o telespectador receba aquele conteúdo e compreenda instantaneamente. Dessa forma, a TV tende a transmitir as mensagens e os telespectadores as recebem como reais, pois as ideias transmitidas vêm num formato definido que facilita a decodificação. Os estereótipos dão uma falsa sensação de conforto, pois não apresentam surpresas, não exigem grandes reflexões.
De acordo com Ferrés** (1998, p. 135), os estereótipos são representações sociais, institucionalizadas, reiteradas e reducionistas. São representações sociais porque pressupõem uma visão compartilhada que um coletivo social possui sobre outro coletivo social. São reiteradas porque são criadas com base na repetição. A palavra estereótipo provém, justamente, da tecnologia utilizada para a impressão jornalística, “na qual o texto é escrito em um molde rígido – na impressão em offset ou de estereótipo – que permite reproduzi-lo tantas vezes quanto se deseje” (E. Noelle Neumann, 1995, p.191). O estereótipo tem, pois, muito desse molde rígido que permite a repetição. A base da rigidez e de reiteração, os estereótipos acabam parecendo naturais; o seu objetivo é, na realidade, que não pareçam formas de discurso e sim formas da realidade. Finalmente, são reducionistas porque transformam uma realidade complexa em algo simples.
Ainda segundo Ferrés (1998), as representações audiovisuais utilizam o estereótipo como forma de amenizar a recepção das mensagens, tornando-as mais leves e seguras no momento da recepção:”Tanto nos noticiários como na ficção, o uso de estereótipos ajuda a reduzir a incerteza. Os estereótipos contribuem para potencializar a sensação de que se tem controle da realidade, de que esta pode ser conhecida, entendida, explicada, dominada. [...] A televisão ocupou o destaque, levando mais ao extremo as simplificações, porque pretende atingir audiências mais vastas. (FERRÉS, 1998, p. 137-138).
O estereótipo construído pela televisão reflete significativamente na vida dos telespectadores. Cria-se uma falsa sensação de proximidade, de intimidade com a realidade ali representada. A padronização das situações e das pessoas empobrece o cotidiano fazendo as pessoas reproduzirem aquela informação que recebem. Em matéria divulgada pela RBS TV de Santa Catarina – afiliada Rede Globo no Estado – (RBS Notícias, março/2010 – ilustração 3), por exemplo, sobre animais abandonados em Florianópolis, o conteúdo informativo falava sobre o problema do abandono de animais. Porém a matéria tinha o foco nos animais abandonados como risco para saúde humana (expressão usada pela repórter ao um minuto e trinta segundos na presente matéria).
Repórter fazendo sua passagem e mostrando ao fundo um cachorro que seria de rua e consequentemente um exemplo de “risco para a saúde humana” - Fonte: Rede Brasil Sul (2010)
Os canais de TV regionais quando abordam este tema caem sempre neste lugar comum: o problema do abandono de animais é secundário. A televisão tende a reduzir as informações para que a compreensão seja de maneira mais rápida pelo telespectador. A mídia, em geral, reflete o que a sociedade acredita. Entretanto, ela delimita um recorte perante aquele assunto que será abordado. No caso dos animais, por exemplo, nem todos da sociedade acreditam que o abandono é um problema de saúde pública. Porém, o recorte escolhido delimitou somente este enfoque.
A maioria das matérias veiculadas tende a mostrar o problema, achar um culpado e uma possível solução. Neste caso específico, os culpados são os animais e a possível solução é o extermínio. Este mesmo problema poderia ser falado de outra forma abordando, por exemplo, que o abandono é realizado por pessoas que jogam fora o próprio animal doméstico.
* Marcondes Filho, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo. SP. 1988.
** Ferrés, Joan. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre. Artmed, 1998.
Trecho retirado do meu TCC: A televisão e os animais – a maneira como a mídia televisiva reforça a ideia de que os animais são objetos. Disponível em josielesouza.blogspot.com

CPLP abre concurso para contratação de técnicos para a área cultural

Do portal África 21


O Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) lançou um concurso aberto a candidatos dos estados membros para duas vagas de técnicos da direção de Ação Cultural e Língua Portuguesa.
Até 13 de Dezembro, a direção do referido departamento da CPLP tem aberto um concurso público para contratação, em regime de prestação de serviços, de dois técnicos de Estados-membros da CPLP.
Os técnicos contratados vão desenvolver atividades nas áreas de educação, ciência e tecnologia, assim como na cultura, difusão da língua portuguesa e ligação ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).
Aos candidatos, com idades compreendidas entre os 24 e 35 anos, são exigidas experiência ou formação específica em áreas como cultura, educação, investigação científica e promoção e difusão da língua portuguesa, entre outras. 
As informações são da Angop.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Brasil e Portugal poderão produzir filme sobre Dom João VI

De Portugal Digital

O ministério da Cultura quer que Brasil e Portugal façam um filme épico sobre a ida da família real para o Brasil em 1808. "Se D. João não tivesse ido pra lá, quanto tempo ia levar para a gente deixar de ser colônia?", perguntou a, ministra da Cultura Marta Suplicy,  durante visita a Lisboa.
A ideia da coprodução surgiu durante viagem da ministra a Portugal, para inaugurar o centro cultural Espaço Brasil, como parte da programação do Ano do Brasil em Portugal.
"É uma ideia formidável, uma ideia magnífica", afirmou Miguel Horta e Costa, comissário do Ano de Portugal no Brasil, realizado simultaneamente ao Ano do Brasil em Portugal, e que ouviu a ministra propor a ideia do filme na última sexta-feira (16).
Portugal enfrenta grave crise econômica, o que levou o governo a fazer cortes orçamentários em diversas áreas, inclusive a cultural. De acordo com Miguel Horta e Costa, apesar das restrições, é possível haver condições de cofinanciamento, porque já estava prevista a produção de três filmes durante o Ano de Portugal no Brasil.
Horta e Costa acompanhou hoje pela manhã a audiência de Marta Suplicy com o primeiro-ministro português Pedro Passos Coelho. Durante o encontro, eles discutiram economia criativa, incentivo fiscal e financiamento da cultura.
A ministra avalia que o Brasil deve aproveitar o momento econômico de Portugal para se aproximar. "Deveríamos nos colocar numa posição facilitadora para os investimentos necessários aqui em Portugal e vice-versa", disse a ministra defendendo a vocação brasileira para parceiria preferencial com os portugueses. (Corrigida)