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domingo, 29 de janeiro de 2017

Ceará: Sexismo na propaganda da Petrobrás Distribuidora

Ceará: "Peça de marketing de postos BR estimula cultura do estupro"


A boneca de uma frentista vestida com uma micro farda sensual é a mais nova peça de marketing da BR Distribuidora de Petróleo para postos nas estradas do Ceará. A empresa deve acreditar que com a boneca de fibra de vidro, com seios parcialmente à mostra e com um micro short, os caminhoneiros irão priorizar o abastecimento em seus postos de atendimento.

A estratégia foi denunciada num perfil pessoal do Facebook com uma foto, que logo viralizou na internet. “Uma imagem machista e sexista de uma mulher trabalhadora”, escreveu o autor da postagem e professor de jornalismo, Alberto Perdigão.
Para Perdigão, a peça de marketing estimula cultura do estupro, numa região onde este é um problema grave e antigo. O Ceará tem o décimo maior índice de estupro do país, com 1.580 casos registrados em 2015 (um a cada seis horas), segundo o mais recente Anuário Brasileiro de Segurança Pública, e apresenta índices de subnotificação que podem variar de 65% (National Crime Victimization Survey) a 90% (IPEA).

Reações

O caso ganhou o apoio e compartilhamento de internautas de todo o país, mas também provocou reações contrárias. “Fiquei satisfeito em estimular o debate em torno da objetização da mulher e a relação que isso pode ter com misoginia e estupro, que ainda são formas veladas e aceitas de violência contra a mulher”, afirmou. “Só lamento as manifestações machistas e agressivas que recebi”, completou.

O Sindicato dos Caminhoneiros do Ceará compartilhou a postagem com uma pergunta: “Até quando vamos conviver com esse tipo de machismo?” A Casa de Cultura e Defesa da Mulher Chiquinha Gonzaga afirmou que é uma clara demonstração que “a cultura machista se perpetua” e convocou a seguidoras: “Vamos dizer NÃO a esse tipo de propaganda!”

Reação Femininina

Anonimamente, mulheres do Ceará tem reagido e até de forma criativa à estratégia de propaganda da BR Distribuidora. Por conta da revolta feminina, um dos postos da BR Distribuidora do Ceará, que utiliza a boneca de uma frentista seminua para atrair clientes, decidiu vestir o artefato.
“Algumas mulheres que moram na região ficaram revoltadas com a publicidade e conversaram com o gerente do estabelecimento, que concordou com as reivindicações”, conta a jornalista Ana Clara Jovino, que fez a reportagem para a Tribuna do Ceará.
“O próprio gerente pegou algumas peças de roupas da esposa e vestiu a boneca, com blusa e saia longa”, explicou. O posto fica na rodovia CE-085, em São Gonçalo do Amarante, a poucos quilômetros do Posto de Caucaia, que motivou a denúncia do internauta.

Reação da BR Distribuidora

O site reproduzindo nota da BR Distribuidora em que afirma: “A Petrobras Distribuidora está adotando as medidas cabíveis para que o revendedor retire essa estátua que nada tem a ver com os elementos que compõem a imagem de um posto Petrobras, tampouco faz parte de qualquer ação publicitária ou promocional do Plano Integrado de Marketing da BR. A Companhia sempre se destacou por seu apoio a ações de combate à violência contra as mulheres e qualquer forma de discriminação”.
No dia 24/1, a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras, manifestou-se sobre a peça, em nota, ao portal da Tribuna do Ceará, de Fortaleza, afirmou que “esse tipo de publicidade não é aceito por parte da empresa. Isso acontece em postos franqueados, alega a nota. Caso sejam identificados, o estabelecimento será notificado”.
O posto da foto fica na rodovia CE-085, em Caicaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, onde outros estabelecimentos da mesma bandeira também utilizam a boneca.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Inscrições abertas para concurso fotográfico Nikonians Photo Awards 2017

Foto de Kerim Sabuncuoglo
Termina no próximo dia 241 o prazo para as inscrições ao concurso fotográfico internacional Nikonians Photography Awards 2017. O prêmio é uma oportunidade para que fotógrafos de todos os níveis inscrevam seus trabalhos e se envolvam com a indústria da fotografia. Além dos prêmios, inscritos que enviarem acima de 5 fotos receberão uma crítica profissional sobre seu trabalho.

São aceitas inscrições nas categorias: landscape, wildlife, travel, digital, macro, people, black & White, street, architecture, family, panorama, sports, studio, events, entre outras. O júri internacional selecionará os vencedores do 1º, 2º e 3º lugar, bem como 25 finalistas. O 1º lugar receberá US$ 5 mil, o 2º lugar leva o prêmio de US$ 3 mil e o 3º ganha US$ 2 mil.

O total de prêmio é de US$ 10 mil e será entregue na forma de equipamentos fotográficos que poderão ser escolhidos direto da loja B&H Photo Video 

Fotógrafos amadores e profissionais podem participar, e qualquer tipo de câmera pode ter sido usado para fazer a fotografia inscrita. 

As inscrições vão até 24 de janeiro e devem ser feitas no site do concurso
As taxas são US$ 20 para uma foto e US$ 50 para 5 fotos.

Sindilegis questiona no Conar propaganda oficial da reforma da previdência

Questionamento foi protocolado junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária - Conar contra campanha veiculada pelo Governo Federal.


O Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis) protocolou ofício nessa quinta-feira (19), junto ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), denunciando o Governo Federal por propaganda enganosa em sua campanha sobre a reforma da Previdência, veiculada na grande mídia por meio de televisão, rádio e internet.
“É um terror psicológico desnecessário e que está em todas as mídias no País. O Governo está investindo pesado em uma campanha permeada de falácias e pontos obscuros para desacreditar a população do real impacto desta reforma”, afirma o vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd.
O pedido endossa o ofício protocolado pelo Deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), afirmando que o Governo Federal utiliza indevidamente recursos públicos em publicidade para a campanha política unilateral, intitulada "Previdência: reformar para garantir o amanhã", com o único objetivo de induzir a opinião pública ao apoio à proposta política da reforma da Previdência e Assistência Social. "Por terem os anúncios veiculados prejudicando e induzindo a erro (enganando) trabalhadores e segurados do INSS de todo o país, nada mais resta do que apresentar a queixa em tela", afirma Arnaldo.
Em resposta, o Conar afirmou que não analisa publicidades políticas e partidárias. O deputado já recorreu da decisão e aguarda novo entendimento do órgão.
Para conferir o ofício na íntegra, clique aqui.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

UFF seleciona professor de Teoria e Técnicas do Jornalismo

Já estão abertas na página da Coordenaçãode Pessoal Docente da Universidade Federal Fluminense as inscrições para a seleção simplificada para  a vaga de professor de Teoria e Técnicas do Jornalismo.
Trata-se de uma única vaga para professor substituto no quadro do departamento de Comunicação Social, para atuação em Niterói. 
A jornada de trabalho é de 20 horas. É necessário ser graduado em Comunicação
Social/habilitação em Jornalismo ou bacharelado em Jornalismo. Exige-se mestrado em uma das seguintes áreas: Comunicação Social; Letras; Linguística; Antropologia; Filosofia; Sociologia; Ciências Sociais.
A remuneração varia de acordo com a titulação do aprovado e pode ser verificada aqui.
As inscrições se encerram em 20 de janeiro de 2017 e serão feitas exclusivamente na página da CPD. É necessário que os candidatos façam cadastro para poder acessar a página. 
A seleção ocorrerá entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro de 2017.
Mais detalhes, acesse aqui o edital.