Da Agência Senado
A Central de Relacionamento com o Cidadão do Senado Federal, Alô Senado, ultrapassou a marca de 1 milhão de mensagens recebidas em 2009, segundo balanço feito em outubro deste ano pela Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública (Sepop).
Canal de comunicação gratuito entre os cidadãos e a Casa, o Alô Senado presta informações e serviços à população e recebe mensagens e sugestões para serem encaminhadas aos parlamentares e aos espaços cedidos aos usuários pelos veículos de comunicação do Senado.
Em 2008, foram 684.169 mensagens recebidas pelo Alô Senado até o encerramento das atividades parlamentares. Em 2009, já são contabilizados 1.167.627 mensagens recebidas.
As mensagens contêm comentários ou questionamentos sobre o Senado Federal, os projetos e leis em tramitação na Casa e a atuação dos senadores. Dentre as propostas mais comentadas este ano estão o PLC 122/06, que especifica os crimes de discriminação; a PEC 28/09, que trata da dissolubilidade do casamento civil; e a PEC 47/08, que dispõe sobre a recomposição das câmaras municipais.
Na avaliação da diretora da Sepop, Ana Lucia Novelli, o aumento no volume de mensagens recebidas pelo Alô Senado deve-se à participação contínua da população na atividade política e maior interesse pela atuação parlamentar. Ela acredita que o cidadão tem adquirido mais consciência do reflexo no dia-a-dia das decisões do Congresso Nacional.
- É necessário ter mecanismos para aproximar o cidadão dos parlamentares, sem que esse vínculo seja apenas a cada quatro anos, em período eleitoral. A população está atenta ao que ocorre no Congresso Nacional e como as decisões interferem no cotidiano - defende.
Para entrar em contato com o Alô Senado basta ligar 0800-61-2211, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. O serviço também está disponível em tempo integral via internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário