Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TV Câmara ganha Prêmio Vladimir Herzog

A TV Câmara recebeu menção honrosa do 31º Prêmio Vladimir Herzog de Anisita e Direitos Humanos, com o documentário "Chico Mendes, Cartas da Floresta". A premiação será entregue na próxima segunda-feira (26), no Tuca, em São Paulo.
Com 43 minutos, a produção pode ser vista no site da TV Câmara, clique em http://www.camara.gov.br/internet/tvcamara/default.asp?selecao=MAT&materia=82718 Cartas, bilhetes e entrevistas mostram como Chico Mendes - criado longe dos bancos da escola - aprendeu a ler, a escrever e se tornou o maior líder seringueiro que o Brasil já conheceu. Além de testemunhar a luta dos seringueiros contra a pressão do latifúndio e a devastação da floresta, os textos revelam detalhes de como era o dia-a-dia de Chico Mendes.
A narração das cartas é intercalada com depoimentos atuais, gravados pela TV Câmara na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre, 20 anos após o assassinato do líder seringueiro. Participam do documentário o escritor e jornalista Zuenir Ventura, a antropóloga Mary Allegretti, seringueiros, amigos e parentes de Chico Mendes, entre eles as filhas Elenira e Ângela.
Com direção de Dulce Queiroz e música de Victor Araújo, a produção mostra, de forma delicada, como Chico Mendes conseguiu chamar a atenção do Brasil e do mundo para a necessidade de se preservar a floresta, numa época em que as preocupações com o meio ambiente não constavam da pauta política. De sua luta resultou a criação das reservas extrativistas.

Nenhum comentário: