Caros leitores e leitoras.

sábado, 10 de outubro de 2009

Argentina tem nova legislação de comunicação

Com Ariel Palacios, do Estadão.com.br

O Senado da Argentina aprovou na madrugada deste sábado, 10, a nova e polêmica lei de radiodifusão, mais conhecida como "lei da mídia", que reduzirá de forma drástica a atuação dos atuais grupos de mídia no país e colocará a concessão de licenças para canais de TV e rádio sob estrito controle estatal. A nova legislação coibe os monopólios midiáticos e proibe a propriedade cruzada, ou seja, um mesmo gruposer dono de rádio, televisão aberta e por assinatura, jornais, etc.
Para obter esse trunfo, a presidente Cristina Kirchner e seu marido, antecessor e ex-presidente Néstor Kirchner - considerado o verdadeiro poder no governo da esposa - mobilizaram seus senadores para conseguir a aprovação da lei.

Além da própria tropa, o governo obteve a adesão de diversos senadores opositores - tanto da esquerda como da extrema-direita - que concordaram em votar a favor dos Kirchners. A lei foi aprovada depois de 15 horas de debates com 44 votos a favor. A oposição reuniu 24 votos contra o projeto de lei.

Um comentário:

Luiz Carlos Santana de Freitas disse...

Acho que seria uma boa pauta para o Diplomacia: comparar alguns sistemas de comunicaçao de países como o Brasil, Argentina, EUA e França.