Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Câmara inicia transmissão de 22 comissões simultâneas pela internet

WebCâmara vai ampliar transparência e participação da sociedade nas atividades legislativas

A Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (21), às 10 horas, o serviço WebCâmara, com transmissão ao vivo na internet de todos os eventos das 22 comissões da Câmara dos Deputados. O lançamento ocorrerá em cerimônia no Salão Verde, com o presidente da Câmara, Michel Temer.

A ferramenta deve dar maior transparência às audiências públicas, votações e outras atividades das comissões da Câmara, responsáveis por grande parte das atividades legislativas. Somente neste ano, as comissões aprovaram conclusivamente - sem a necessidade de discussão no Plenário - 208 projetos de lei. Desses, 154 foram enviados ao Senado, 18 à sanção presidencial e 36 já viraram normas jurídicas. Enquanto isso, o Plenário aprovou 185 proposições, sendo 46 projetos de lei ordinária ou complementar.

Participação
Os eventos registrados ficarão on-line por um período de 30 dias, podendo ser acessados automaticamente. Depois desse período, os registros podem ser consultados mediante pesquisas solicitadas ao Centro de Documentação e Informação.

Além de assistir ao vivo a todos os debates nas comissões, o cidadão poderá encaminhar perguntas, sugestões, críticas ou reclamações em tempo real, enquanto a discussão está ocorrendo. Ao pesquisar os arquivos das reuniões realizadas nos últimos dias, o internauta também pode localizar as intervenções feitas pelo deputado de seu interesse.

Nenhum comentário: