Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TV Digital: Governo francês teme apartheid tecnológico

O fim total da televisão analógica na França está previsto para 2011. Ainda em 2010, onze regiões da França desligarão o sistema analogico. Para algumas delas já a data fixa para apagar o interruptor: Alsacia, 2 de fevereiro; Baixa Normandia, 9 de março; e País do Loire, 18 de maio.
O desafio francês é evitar que se repita por lá o apartheid tecnológico, semelhante ao que foi verificado nos Estados Unidos, quando milhões de lares ficaram sem qualquer sinal de televisão. Ficaram sem analógico pois ela deixou de operar e ficaram sem digital, pois os moradores não tinham recursos para comprar os novos equipamentos.
Faltando alguns meses, menos de dois anos para o fim da transmissão analógica, 4,5 milhões de lares franceses ainda não têm acesso ao sistema digital. Isto representa, segundo o Le Monde, 17% da população. Entretanto, computando-se os lares que captam imagens por vias distintas (cabo, satélite, analógico e digital), 40% das residências ainda contam com aparelhos analógicos.
O digital, ou TNT - Televisão Numérica Terrestre como é denominado na França, não cobrirá 100% das resiências. Apesar dos apoios financeiros (E$ 25 euros para reposição da antena e E$ 120 para a compra de adaptador) 5% das residências ficarão sem o TNT. Para estes lares, só haverá uma saída, a aquisição de uma assinatura de tv satelital. Para estes, o governo francês pensa em conceder um apoio do E$ 250 euros.

Para ler mais sobre este tema, veja em francês a reportagem do Le Monde, 4,5 millions de foyers doivent encore passer à la télé numérique

Nenhum comentário: