O jornalista e professor Aldo Antonio Schmitz lança no dia 1º de agosto, o seu livro Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo, pela Editora Combook, no primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, o Confibercom 2011, que se realiza na Universidade de São Paulo (USP), de 31 de julho a 4 de agosto.
O livro
Trata-se da primeira obra publicada no Brasil que aborda exclusivamente as fontes de notícias. “O livro verifica e demonstra as ações e estratégias das fontes no relacionamento com os jornalistas”, explica Schmitz, que pesquisou 440 fontes, assessores de imprensa e jornalistas de praticamente todo o País.
Segundo o autor, o livro editado pela Combook é uma contribuição aos estudos sobre as fontes de notícias nos cursos de Jornalismo e Relações Públicas, bem como alerta as fontes sobre o campo minado do jornalismo e os jornalistas quanto aos interesses das fontes.
O autor
Aldo Antonio Schmitz é jornalista, com mestrado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem pós-graduação em Gestão da Comunicação Empresarial e Educação a Distância. Trabalhou como repórter e por 20 anos na gestão da comunicação pública e empresarial, como gerente de Comunicação da WEG e sócio da agência EDM Logos.
Desde 2007 atua como professor em cursos de extensão e pós-graduação no Instituto Superior de Comunicação (ISCOM), onde coordena em Florianópolis o MBA em Comunicação Pública e Empresarial e o MBA em Jornalismo: Gestão Editorial, ambos em convênio com a Universidade Tuiuti do Paraná e apoio da Associação Catarinense de Imprensa (ACI).
Confibercom
No dia 1º de agosto, durante o Confibercom, Aldo Antonio Schmitz também apresenta o trabalhoClassificação das fontes de notícias, uma matriz inédita onde tipifica as fontes por categoria, grupo, ação, crédito e qualificação. “Essa classificação mostra os tipos de fontes e as suas interferências no jornalismo”, complementa o autor.
Este é um dos 570 trabalhos selecionados do Brasil, Portugal, Espanha, Argentina e Bolívia, entre quase mil inscritos de vários países ibero-americanos, que segundo a coordenadora geral do congresso, Margarida Kunsch, visam “debater as grandes questões ligadas ao campo das Ciências da Comunicação”.
O primeiro Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana é promovido pela Confederação Iberoamericana (Confibercom) e Federação Brasileira (Socicom) das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação.
Informações adicionais no site do Confibercom: www.confibercom.org
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