Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Denúncia de nepotismo provoca demissão de jornalista

Político paulista emprega o parente, jornalista denúncia a irregularidade, mas quem perde emprego não é o apadrinhado e sim o jornalista que defendeu a obediências às normas legais. O fatop aconteceu em São Paulo e já é alvo de protestos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, que divulgou Nota de Repúdio.

O prejudicado é o repórter de política, Ricardo Filho, da Folha Metropolitana e Metrô News, ocorrida na quinta-feira, 7 de julho, após denuncia de nepotismo na Secretaria do Estado de Energia. O Sindicato já enviou carta à direção do jornal solicitando a revisão da demissão do jornalista por entender que um veículo de comunicação não pode submeter sua independência editorial às "vontades ou conveniências" políticas de quem quer que seja.

Abaixo a íntegra da manifestação do Sindicato:

O livre exercício profissional e a ética jornalística

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vem por meio desta, protestar contra a demissão do repórter Ricardo Filho, da Folha Metropolitana e Metrô News. O motivo, já tornado público, de que sua demissão ocorreu a pedido do deputado Carlos Roberto (PSDB) é inadmissível.

Submeter a independência editorial de um veículo de comunicação às "vontades ou conveniências" políticas de quem quer que seja é uma prática incompatível com a democracia e um atentado à liberdade de imprensa.

Em vista do exposto, manifestamos nossa solidariedade ao jornalista Ricardo Filho e solicitamos em nome do livre exercício profissional e da ética jornalística a revisão de sua demissão.


Nenhum comentário: