Caros leitores e leitoras.

domingo, 29 de março de 2009

Ciberfocas




O Parlamento Europeu considera a pessoa que não tem conhecimento de informática um analfabeto eletrônico, ou se prefereirem um e-analfabeto.


Não sei quanto aos demais colegas, mas nesta etapa me senti um e-foca, pois ralei pra transformar a radioreportagem em MP3 e ainda por cima não consegui veiculá-la. A ferramenta de Fazer Upload de Arquivo (ícone com pagina e uma seta preta), conforme informado no material de apoio não estava visivel em meu bloguer. Tive que pedir socorro aos universitários, ou melhor, à Vanessa.


A edição de fotografia foi mais fácil e,diríamos, prazerosa. A foto ao lado,certamente não foi feita nesta semana. Tirei-a em outubro passado numa reserva marinha nas águas do Pacífico Peruano. Já a foto anterior da flor - não sei o nome dela - fiz na manhã deste domingo, pois ela acabava de florecer. É certo que fiz só o "arroz com feijão" nesta edição. É preciso aprender mais e praticar mais

5 comentários:

Curso Jornalismo Online segunda edição disse...

Chico,
O curso vale pelo esforço dos alunos, já que ele é muito curto e não dá tempo de entrar em muitos detalhes sobre edição de fotos, por exemplo.É mais para quem nunca mexeu com isto, ter um gostinho, um aperitivo. Na foto das focas, faltou você mostrar como era a foto original, para mostrar o que você editou. A foto da flor não foi publicada. Creio que deve ter havido algum problema.
Um abraço
Castilho

Curso Jornalismo Online segunda edição disse...

Desculpe Chico, postei o comentario sem ver que a foto da flor estava em post separado. Seria interessante uma curtissima leganda para orientar o visitante a ver na foto o que você acha mais importante nela.
Abraço
Castilho

Chico Sant'Anna disse...

Castilho, tive um problema que não consegui resolver facilmente. Quando se edita a foto e se corta algo, surge uma barra negra quando da veiculação no blog. A barra negra ocupa o espaço descartado. Como resolver isso?

Juliana Miura disse...

Oi Chico, também tive o mesmo problema que você com a edição da foto. A ferramenta com a imagem de uma tesoura nos parece muito óbvia, mas nos engana. Ela "corta" a parte indesejável, porém a mantém no arquivo. Para realmente "cortar" a foto conforme sua seleção, use o "crop selection". Se quiser, dê uma olhada no meu blog, que explico direitinho essa dificuldade. Abraços e boa sorte.

Juliana Miura disse...

Ah!!! Mudando de assunto, acho que te conheço da lista de comunicação pública. Sempre posta mensagens lá. Não é isso? Abraços