Por Alexandre Zaghi Lemos, do M&M Online, em 30/07/2009
Números do Inter-Meios mostram que houve retração de 1,15% em maio, na comparação com o mesmo mês de 2008
A alta de 23,85% no faturamento da internet e a queda de 9,48% no dos jornais são os dois extremos mais importantes da comparação entre os dados do Projeto Inter-Meios dos cinco primeiros meses de 2009 com o mesmo período de 2008. O faturamento total dos veículos com publicidade cresceu 1,72%, atingindo R$ 7,824 bilhões. O resultado não foi melhor porque o mercado encolheu em maio, faturando 1,15% menos que no mesmo mês de 2008.
Mídia que avança mais rapidamente, a internet atingiu R$ 309 milhões nos cinco primeiros meses do ano, com participação total no mercado de 3,95%. A mídia exterior cresceu 13,18%, totalizando R$ 248 milhões, com share de 3,17%. A TV por assinatura faturou 6,39% a mais que nos cinco primeiros meses do ano passado, marcando R$ 256 milhões, com fatia de 3,27% do bolo total. O cinema avançou 5,91%, somando R$ 26,7 milhões e share de 0,34%. O meio rádio engordou 4,96%, fechando o período com R$ 355 milhões e participação de 4,54%. A alta de 4,64% da TV aberta fez sua caixa registradora atingir nada menos que R$ 4,7 bilhões, garantindo participação de 60,11%.
Não tiveram a mesma sorte os jornais, que, com a queda de 9,48%, viram seu faturamento encolher para R$ 1,2 bilhão e seu share cair para 15,76%. As revistas amargaram queda de 7,37%, somando R$ 555 milhões e participação de 7,09%. Houve decréscimo de 15,32% no faturamento de guias e listas, que baixou para R$ 139 milhões, o que significa share de 1,77% do total do bolo.
A informação é da coluna Em Pauta publicada na edição 1369 de Meio & Mensagem, que circula com data de 27 de Julho de 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário