Caros leitores e leitoras.

domingo, 5 de julho de 2009

Concurseiros questionam alteração no edital da Finep que eliminou a exigência de diploma de Jornalismo

A decisão da Finep em retirar no edital do seu concurso a exigência de diploma de Jornalismo para o cargo de Analista de Comunicação Social já começou a gerar protestos, em especial dos concurseiros. A decisão é polêmica, pois existem várias profissões que não são regulamentadas em lei e que o setor público exige formação profissional especifica.
Veja abaixo correio eletrônico enviada pela concurseira Clarisse Lizardo Salles ao Cespe, entidade contratada para realizar o conclurso da Finep.

From: Clarisse Lizardo Salles <clarisselizardo@yahoo.com.br>
Date: 2009/7/3
Subject: Administração não exige diploma
To: sac@cespe.unb.br

Prezados organizadores,Muito me estranhou a retirada da exigência do diploma em Comunicação Social (habilitação jornalismo) do edital publicado para o concurso da Finep 2009.
Estou ciente da suspensão da exigência do dilpoma para o exercício do jornalismo pelo Supremo Tribunal Federal . Porém, o Cargo 1: Analista -Área: Administração Geral - Subárea: Administração De Materiais E Licitações, exige diploma de nível superior em Administração Pública ou de Empresas. Para exercer a profissão de administrador público ou de empresas, não há exigência de formação específica.
Então, por qual motivo foi retirada a exigência do edital do diploma dejornalista e não foi retirada a de adminsitrador público ou de empresas????
Não encontro diferença entre as duas situações citadas. Acredito que seguindo esta linha, todas as profissões que não possuem exigência do diploma para o exercício, como analista de sistemas, administrador, publicitário, turismólogo, também devem ser abertas em concursos públicos para todos os cursos superiores.
Espero que sejam consideradas as minhas informações.
Atenciosamente,
Clarisse Lizardo
Jornalista por formação

Nenhum comentário: