Caros leitores e leitoras.

domingo, 5 de julho de 2009

Entrevista exclusiva de Sarkozy gera crise interna no Nouvel Observateur

Que jornal brasileiro não gostaria de trazer a público uma entrevista exclusiva com o presidente da República. Pois bem, na França, uma entrevista de Nicolas Sarkozy ao Nouvel Observateur é motivo de uma grave crise interna no veículo. Os jornalistas na redação questionam que a entrevista, publicada dia 2 de julho, tenha sido realizada pelo diretor do semanário, Denis Olivennes, acompanhado do chefe de redação, Michel Labro.
Para tentar equacionar a crise, o Conselho de Redação do Nouvel Observateur, formado por representantes dos jornalistas, convocou os dois chefes para dar explicações. Motivo da crise: nem a redação, nem a editoria de Política do semanário estava informada que a entrevista iria ocorrer. As reações "virulentas" chegaram mesmo à editoria de Cultura, uma vez que a entrevista com o presidente francês, que ocupou oito páginas, prejudicou a cobertura mais ampla da morte de Michael Jackson.
Para os integrantes da redação, a entrevista com Sarkozy cherou ao que no Brasil chamamos de "jabá" ou matéria recomendada. Pois o veículo se sujeitou a diversas exigências da comunicação social da palácio do Eliseu.

A matéria completa do Le Monde, em francês, está disponivel aqui.

Nenhum comentário: