Por Andrea Mourta, da Folha de S. Paulo
Grupo do New York Times triplica receita líquida no 4º trimestre de 2009. Empresas que editam USA Today e Miami Herald também têm recuperação após cortes de custos e leve melhora em publicidade.
Ao final de um ano de sobressaltos, uma combinação de reestruturação administrativa com desaceleração na queda da receita publicitária contribuiu para que alguns dos mais importantes jornais dos EUA alcançassem lucros significativos no último trimestre de 2009, com números que chegaram a surpreender as análises otimistas e aprofundaram a tendência de recuperação apontada no terceiro trimestre do ano.
A New York Times Company, uma espécie de farol da indústria jornalística americana, informou que sua receita mais do que triplicou no último trimestre do ano passado.
Responsável por "The New York Times", "The Boston Globe", "The International Herald Tribune" e 15 outros diários americanos, a empresa anunciou lucro de US$ 90 milhões no final de 2009, ante US$ 27,6 milhões no mesmo período de 2008.
A redução de pessoal está entre os principais fatores que permitiram a recuperação: ao final de setembro, a empresa havia reduzido em cerca de 20% a folha de pagamentos em comparação com 2008.
Outro fator que ancorou o resultado foi o desempenho da receita publicitária, que registrou no último trimestre a menor queda em um ano. A receita total da Times Co. alcançou US$ 681 milhões no período, acima dos US$ 653 milhões previstos por analistas. Ainda assim, houve queda de 11,5% em relação ao ano anterior, mesmo após a empresa fechar acordo de leasing e venda de parte da sede do "New York Times" e aumentar em mais de 30% o preço de capa do jornal.
Outras grandes empresas de mídia viveram recuperação semelhante. A Gannett Co., que edita o "USA Today" (segundo mais vendido no país) e pelo menos outros 80 jornais diários, anunciou queda de 18% na publicidade no último trimestre de 2009, contra uma redução de 28% no trimestre anterior. A empresa saiu do prejuízo de US$ 4,71 bilhões verificado no final de 2008 para um lucro de US$ 133,6 milhões no período entre outubro e dezembro de 2009.
A receita publicitária da McClatchy Co., dona, entre outros, do "Miami Herald", encolheu 20,5% no quarto trimestre (contra 28% de queda no terceiro), mas o conglomerado também passou de um prejuízo de US$ 27 milhões no ano anterior para um lucro US$ 25,8 milhões no último trimestre do ano passado.
A Washington Post Co., editora do "Washington Post", que em 2009 fechou todas as suas sucursais nos EUA, autorizou a recompra de suas ações no final do mês passado, após aumento de 4,7% no lucro anual.
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