Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Itália: lei proíbe debate politíco na TV em período pré-eleitoral

Do Portal Imprensa

A comissão parlamentar italiana que supervisiona a emissora RAI aprovou novas regras - propostas por Marco Betrandi, do Partito Radicale - que proíbem o debate político nos talk shows da televisão pública entre 28 de fevereiro e 28 de março, data das eleições regionais.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de Portugal, com as determinações, só serão autorizados conteúdos políticos na TV se os 18 partidos que concorrem às eleições tiverem tempos equivalentes nos programas sobre política, regra considerada impraticável pelos programadores.
O presidente da Federação Europeia de Jornalistas (FEJ), Arne König, declarou que "regras tão absurdas vão resultar numa proibição quase total do debate político no sistema audiovisual público italiano. É uma decisão ruim para a democracia tanto na Itália como fora dela, e passa uma imagem pouco respeitável do país e do seu governo".
Por considerarem que a decisão representa uma interferência política que contraria padrões internacionais e direitos fundamentais, a Federação Nacional da Imprensa Italiana (FNSI) e a FEJ apoiam o Sindicato de Jornalistas da RAI em sua ameaça de paralisação dos trabalhos caso as novas regras não sejam anuladas nos próximos dias

Nenhum comentário: