Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Guatemala: governo vai criar agência de notícias e canal de televisão

Por Ingrid Bachmann do blog de notícias Jornalismo nas Américas

Com o objetivo de criar um sistema de informação que busque o equilíbrio, o presidente Álvaro Colon anunciou o lançamento de um canal estatal de televisão e a criação da Agência Guatemalteca de Notícias, informa elPeriódico. O sistema será implantado e consolidado nos próximos dois anos.
Segundo o Notimex, o novo canal será operado junto com o Congresso Nacional, que desde 2004 administra o seu próprio sinal de televisão (o canal 9), mas que não foi ao ar porque o orçamento não foi aprovado.
O presidente anunciou em março o relançamento da rádio oficial TGW. O país, segundo declarou o presidente, necessita que a informação proveniente de meio de comunicação privados seja complementada. “Os meios de comunicação têm a responsabilidade de transmitir verdades [...] e essas verdades se transmitem num clima de interesses”, afirmou Colom, citado pelo Siglo XXI.
No entanto, o crescente papel do governo guatemalteco nos meios de comunicação também tem gerado preocupação. Em uma coluna no elPeriódico, o sociólogo Gustavo Berganza diz que o objetivo das equipes governamentais de comunicação é promover os temas que interessam as autoridades, o que inclui "negar, esconder, manter fora dos olhos do público tudo aquilo que contrarie e deteriore a imagem de seu empregador".
Veja mais informações sobre o tema na versão em inglês desta nota.

Nenhum comentário: