Caros leitores e leitoras.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Rádio MEC e BNDES preservam acervo fonográfico da emissora

A Rádio MEC, em suas mais de oito décadas de existência, vem desempenhando importante papel como testemunha da história do País. Ao longo desse tempo, reuniu rico acervo com programas radiofônicos preservados desde os anos de 1940. São mais de 450 mil horas de transmissão. Esse material, composto por diferentes mídias, se distribui em fitas cassete; fitas rolo, MDs, DATs e CDs, totalizando 9 mil 076 programas gravados. Entre estes registros encontram-se óperas e concertos transmitidos diretamente do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, gravações de radioteatro educativo, programas sobre cinema, teatro, poesia, jazz, folclore, ciência e ginástica, além de vozes de personalidades como o fundador da emissora Edgard Roquette-Pinto e dos presidentes Getúlio Vargas, João Goulart, Castelo Branco, e Costa e Silva.

Nesta segunda-feira, dia 1º de março, a Rádio MEC dá início ao Projeto de Preservação e Catalogação do seu Acervo Fonográfico, com o apoio do BNDES. No valor de R$ 220.200,00, este projeto se constitui de duas etapas: a primeira, catalogação de 120 mil fichas; e a segunda etapa, higienização e acondicionamento de mais de 25 mil fitas rolo em novas embalagens. Foram contratados 12 bolsistas para o trabalho de catalogação das fichas, e outros dois para as atividades relativas à higienização e acondicionamento do material.

O Projeto de Preservação e Catalogação do Acervo Fonográfico será lançado com uma solenidade nesta segunda-feira, às 14h, no Estúdio Sinfônico Alceo Bocchino, da Rádio MEC (à Praça da República, 141-A, Centro). Participam do evento representantes do BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social), da ACERP (Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto) , EBC (Empresa Brasil de Comunicação) e SOARMEC (Sociedade dos Amigos Ouvintes da Rádio MEC).

O projeto vai permitir à Rádio MEC as condições ideais para a preservação dos registros existentes, além de tornar mais ágil a consulta através da informatização de todos esses dados.

Financiado pelo BNDES, o projeto também contempla a discoteca da Rádio MEC, que preserva material dos mais variados gêneros musicais. Seu acervo reúne um total de 26.635 mídias, entre CDs, LPs, K7 e fitas rolo, divididos em Música Clássica, Música Popular Internacional e Música Popular Brasileira.

Um comentário:

Alisson Bento disse...

WWW.ABNIX.COM.BR - Hospedagem de Sites Com 250 gigas de espaço com trafego ilimitado Sevidor no Brasil - R$10.00 Reias Mensal.

Tenha Sua Rádio Web a 40 reias com Site Administravel - Streaming de 1000 ouvintes a 64kbs com auto dj de 10 gigas Já Incluso com Hospedagem. Entre no site www.abnix.com.br ou msn suporte@abnix.com.br

Oportunidade - Seja Nosso vedendor ganhe 50 % das suas vendas, Indique Clientes para ABniX Host. Na Quinta Venda Damos um Dominio com hospedagem Gratis .