Do Pay-TV News
A DirecTV divulgou na quinta, 18, o balanço do quarto trimestre, bem como o consolidado de 2009. No trimestre, a empresa apresentou crescimento no cash flow de 64%, atingindo o valor recorde de US$ 710 milhões. No ano, o crescimento foi de 40%, chegando a US$ 2,4 bilhões.
A DirecTV apresentou crescimento nas receitas e no lucro operacional antes de depreciação e amortização. Em ambos os casos, o crescimento no último trimestre foi acima do crescimento registrados nos 12 meses de 2009. As receitas cresceram 13% no último trimestre, chegando a US$ 5,981 bilhões. No período de um ano, o crescimento foi de 10%, chegando a US$ 21,565 bilhões.
No balanço a empresa credita o aumento nas receitas ao aumento do número de assinantes nos Estados Unidos, bem como nas operações da América Latina. O crescimento real da base nos EUA, descontando o churn, foi de 119 mil assinantes no último trimestre e de 939 mil no ano. Já nas operações da América Latina chama a atenção o crescimento líquido da base no último trimestre, que foi de 254 mil novos assinantes. No acumulado do ano o crescimento foi de 692 mil assinantes. Com isso, as operações da região passaram a ter 4,588 milhões de assinantes, descontados os 1,96 milhões da Sky México, contabilizados à parte.
Vale lembrar, a DirecTV tem aproximadamente 74% da Sky Brasil, 41% da Sky México e 100% da PanAmericana, que cobre o restante da região. Com o crescimento na base de assinantes, a DirecTV tornou-se a maior operadora de TV por assinatura do mundo. O lucro operacional antes de depreciação e amortização cresceu 22% no trimestre, chegando a US$ 1,494 bilhão.
No ano o resultado foi de US$ 5,313 bilhões. Nas operações da América Latina, os números foram de US$ 219 milhões e US$ 697 milhões, respectivamente, o que representa crescimento de quase 20% para o trimestre, mas de apenas 1% para o ano de 2009. O Arpu (receita média por assinante) na região também apresentou crescimento significativo. No trimestre a receita média cresceu para US$ 62,67, contra US$ 50,09 no mesmo período do ano anterior. Nos doze meses de 2009 a receita média por assinante foi de US$ 57,12, contra US$ 55,07 em 2008.
O crescimento pode ser explicado pela oferta do serviço de alta definição com DVR. No último trimestre, a desvalorização do Real também colaborou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário