Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Câmara dos Deputados: comissão analisa projeto de lei de acesso a informação

Do blog Jornalismo nas Américas

A Comissão Especial de Acesso a Informações Detidas pela Administração Pública, da Câmara dos Deputados, deve votar nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, um parecer sobre um projeto de lei sobre o tema, informou o site da Câmara.
O relator da comissão, deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), apresentou um substitutivo ao projeto de lei 5228/09, do Poder Executivo, que regulamenta o acesso a informações públicas nos três poderes, nas esferas federal, estadual e municipal – incluindo os tribunais de contas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem dinheiro público.
Entre os projetos em tramitação conjunta está o PL 219/2003, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que trata do acesso a informações públicas na administração federal.
Diversos países têm leis que garantem aos cidadãos o direito de acessar informações detidas pelo poder público - na América Latina, alguns exemplos são México, Chile e Argentina. No Brasil, o Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas reúne mais de 20 entidades em defesa de uma lei de acesso a informação.

Nenhum comentário: