Esta queda é bastante superior à erosão de base de 2020, quando o mercado encolheu 830 mil clientes, e maior do que a queda de base em 2019, quando a queda foi de cerca de 1,8 milhão de assinantes.
Por Samuel Possebon, publicado originalmente em TelaViva
Considerando-se os números reais de acessos
divulgados pela Anatel referentes a dezembro, é possível dizer que o mercado de
TV paga teve uma queda de cerca de 1,9 milhão de usuários, ou 12,7%, em relação
ao número de acessos em dezembro de 2021. Os números não são absolutamente
precisos porque no meio de 2021 a agência promoveu uma mudança metodológica na
contagem dos acessos, criando um segundo número que em um primeiro momento
chegou a representar quase 3 milhões de acessos a mais, e hoje significa cerca
de 2,6 milhões de usuários al[em do número regular. O que aconteceu é que a
agência passou a contar como clientes de TV paga os usuários dos serviços
"livres", que consistem em kits de recepção de TV paga habilitados
para receber apenas os canais abertos e obrigatórios, sem nenhum tipo de
mensalidade.
Em
dezembro de 2021 a agência registrou uma base de 16,04 milhões de usuários de
TV paga, dos quais pouco mais de 3 milhões foram adicionados até agosto nessa
mudança metodológica, e desde então houve uma perda de cerca de 977 mil
clientes. Antes da alteração na forma de contar os números, ocorrida em julho
de 2021, o dado da Anatel indicavam 13,9 milhões de assinantes. No final de
2020 eram, 14,83 milhões de acessos. Foram, então, cerca de 900 mil assinantes
perdidos entre dezembro de 2020 e julho de 2021, e depois mais 977 mil entre
agosto de 2021 e dezembro do ano passado, perfazendo a perda estimada de 1,87
milhão, entre assinantes pagantes e usuários do serviço livre.
Esta
queda é bastante superior à erosão de base de 2020, quando o mercado encolheu
830 mil clientes, e maior do que a queda de base em 2019, quando a queda foi de
cerca de 1,8 milhão de assinantes. Percentualmente, o tombo de 2021 foi também
maior que o de 2019, indicando que já podem ter sido totalmente revertidos
eventuais efeitos positivos registrados no período inicial da pandemia, quando
as desconexões se atenuaram. Mas a intensificação das quedas de base
decorre justamente de uma aceleração, por parte das operadoras, das desconexões
dos planos livre, agora computados pela Anatel, justamente para uniformizar os
registros de base e evitar distorções.
Os
números da agência também mostram que no mês de dezembro de 2021 a queda foi de
quase 410 mil clientes, a maior retração já registrada em um único mês.
A
análise individual de cada operadora mostra dados interessantes. A Claro, maior
operadora, teria perdido cerca de 834 mil assinantes de TV paga em 2021,
considerando pagantes e os clientes "livres". A Sky, seguindo o mermo
critério, perdeu 855 mil; a Oi perdeu outros 176 mil; e a Vivo teve um saldo
negativo de 133 mil no ano. O dashboard da Anatel com os dados completos está
disponível aqui.
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