Baseado nos textos de Flavio Ricco, do portal UOL, e Sérgio Ruck Bueno, do Valor
As informações sobre o destino do Canal Rural vinham se arrastando há alguns dias. Finalmente nesta quarta, 20/2, durante a tarde, foi confirmada a negociação com o Grupo JBS, de Joesley Batista. O desejo de se desfazer do veículo fazia parte do processo de reestruturação vivido pela RBS. De acordo com rumores do mercado, a aquisição foi fechada pelo valor de R$ 150 milhões.
Fundado em novembro de 1996, o Canal Rural é transmitido por satélite e pelas operadoras Net, Sky, Via Embratel, e pelas associadas à Neo TV. A emissora produz conteúdos jornalístico, transmite leilões de animais, promove fóruns e seminários setoriais e tem equipes especializadas de jornalismo sediadas em São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Londrina, Uberaba, Cuiabá, Goiânia e Campo Grande. Ele tem uma audiência estimada em 110 milhões de telespectadores.
Em meio a todo esse processo que envolvia o Canal Rural, também se falou do interesse de Johnny Saad, presidente da Band, em adquirir a emissora. Consultada, a assessoria da Band diz que houve, sim, uma conversa, mas que as negociações não avançaram. O curioso é que, por tabela, uma funcionária do Johnny, Ticiana Villas Boas, casada com o Joesley, se transformou na nova dona.
Em meio a todo esse processo que envolvia o Canal Rural, também se falou do interesse de Johnny Saad, presidente da Band, em adquirir a emissora. Consultada, a assessoria da Band diz que houve, sim, uma conversa, mas que as negociações não avançaram. O curioso é que, por tabela, uma funcionária do Johnny, Ticiana Villas Boas, casada com o Joesley, se transformou na nova dona.
Foco no Sul
Segundo a RBS, o Canal Rural é uma empresa rentável, que atingiu em 2012 um faturamento de R$ 50 milhões. O motivo da rede gaúcha ter optado pela venda é o fato de este negócio não estar alinhado com a estratégia futura da RBS.
O Grupo RBS comunicou a venda dizendo que o "compromisso com o agronegócio será mantido e ampliado por meio de novas iniciativas nas áreas de jornalismo e de eventos" e que agora tem como focos de investimento e expansão "os veículos de comunicação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e, nacionalmente, os negócios digitais e a educação executiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário