Estudo publicado pelo jornal Propaganda&Marketing prevê que apesar da fragilidade da economia global, o investimento publicitário em 13 mercados mundiais crescerá 4% em 2013, de acordo com o estudo periódico do Warc que o jornal revela. No Brasil, o crescimento previsto é de 9,8% - dado que não considera a inflação do período, prevista pelo Consumer Prices Index em 5,4%.
Segundo a pesquisa, todas as mídias no país apresentarão crescimento: internet 20,5% e TV 10,3%. O Brasil, ao lado da Índia e Rússia é um dos poucos países onde o estudo aponta que o investimento publicitário em jornais crescerá.
O estudo denominado "Consensus Ad Forecast" da Warc, empresa dedicada a medir o pulso do mercado publicitário, aponta um cenário promissor para os proprietários de veículos de comunicação no Brasil. Segundo a previsão, o crescimento do segmento rádio deve ser de 6% no faturamento, enquanto de jornais 5% e de revistas 3,9%.
A pesquisa prevê ainda que o crescimento da publicidade no Brasil será o terceiro mais alto depois da Rússia (12,3%) e China (10,9%).
O Paraíso dos Veículos de Comunicação
Nas projeções feitas para 2014, os números são ainda mais favoráveis e as previsões mais otimistas para os veículos brasileiros. Devido aos grandes eventos esportivos que o país deve receber, o crescimento previsto é da ordem de 12,1% - o mais alto de todos os mercados pesquisados. Em segundo lugar aparece a Índia, em terceiro a China e em quarto a Rússia.
Se por uma lado as projeções de faturamento publicitário são todas positivas, por outro nem tanto. Os sindicatos dos trabalhadores em veículos de comunicação no Brasil têm enfrentado duras negociações para conseguir repor perdas inflacionárias e garantir alguns avanços trabalhistas.
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