Enviado por Fábio Couto
A pesquisa Latin America Social Media Check-up 2012 aponta
que maioria das empresas está em pelo menos uma rede social. A preferência é pelo Twitter
O estudo Latin America Social
Media Check-up, que examina como as 25 maiores empresas do Brasil e de outros
países da América Latina utilizam as plataformas das redes sociais mais
populares revelou que o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google
Plus.
O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo
menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que
representa um aumento de 25 pontos percentuais desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958.
“O estudo mostra
não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente
engajamento das organizações com seus stakeholders”, afirma Ramiro
Prudencio, executivo da Burson-Marsteller para a America Latina. “Mais da metade das
organizações conversa com seus seguidores através das respostas (@) e retweets.
O número de “Likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as
empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas
audiências”.
Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de
comunicação corporativa, é possível notar que as empresas têm desenvolvido
perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com
públicos específicos em mercados bem definidos. “As organizações têm usado as
redes sociais de maneira mais estratégica, criando conteúdos direcionados para
cada um de seus públicos”, afirma Cely Carmo, Estrategista de Mídias Digitais
para a América Latina. “Conteúdo e linguagem são formatados para cada tipo de
público”.
O Latin America Social Media Check-up 2012 analisou as 25 maiores
empresas em faturamento na Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru, Porto Rico,
Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Alguns dos dados encontrados:
· O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu
53%;
· 52% das maiores empresas brasileiras estão no
Facebook;
· As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000
seguidores;
· 28% têm blogs corporativos;
· 40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no
Google+.
Nenhum comentário:
Postar um comentário