Entre agosto de 2011 e agosto de 2012, foram registradas quase 3,5 milhões de novas assinaturas; participação do serviço prestado via satélite atingiu 59% e a do serviço a cabo alcançou 39,8% dos assinantes.
Da Agência Brasil e do Brasília 247
O
Brasil fechou o mês de agosto com 15,1 milhões de residências com TV
por assinatura. No mês passado foram registrados 319,5 mil novos
assinantes, o que representa crescimento de 2,16% em relação a julho
e de 30% em comparação com agosto de 2011.
Entre
agosto de 2011 e agosto de 2012, foram registradas quase 3,5 milhões de
novas assinaturas. Considerando o número médio de 3,3 pessoas por
domicílio, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), o serviço de TV por assinatura alcança
aproximadamente 50 milhões de brasileiros.
A participação do serviço prestado via satélite atingiu 59% e a do serviço a cabo alcançou 39,8% dos assinantes.
O mercado de TV por assinatura no Brasil continua dominado pela Net/Embratel e Sky/Direct TV
Na terceira posição: Telefónica/Abril, e, em quarto lugar, a Oi/Portugal Telecom.
Do Portugal Digital
Brasília - Com 319,5 mil adições líquidas, o Brasil fechou agosto de 2012 com mais de 15,1 milhões de domicílios com TV por Assinatura. O crescimento representa uma evolução de 2,16% em relação a julho de 2012 e de 30% em comparação com agosto de 2011, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (27) pela Anatel, a agência reguladora de telecomunicações.
Entre agosto de 2011 e agosto de 2012, foram registradas quase 3,5 milhões de novas assinaturas. Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os serviços de TV por Assinatura são distribuídos para aproximadamente 50 milhões de brasileiros.
Quem tem as principais fatias do mercado
O mercado de TV por assinatura no Brasil continua dominado pelas operadoras Net/Embratel e Sky/Direct TV, seguidas na terceira posição pela Telefónica/Abril, e, em quarto lugar, pela Oi, participada da Portugal Telecom. Depois da Oi, surgem operadoras locais de reduzida expressão como a GVT, a Algar - um grupo de telecomunicações fundado na região do Triângulo Mineiro (Minas Gerais) por um empresário português - e a ViaCabo.
Em agosto deste ano, segundo os números da Anatel, enquanto a Net/Embratel contava com mais de 8 milhões de assinaturas, a Oi tinha 566 mil, a Telefónica/Abril, terceira colocada, registrava 637 mil e a Sky/Direct TV, que ocupa o segundo lugar, tinha 4,6 milhões.
Cresce TV via satélite
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 59% da base e a dos serviços a cabo alcançou 39,8% dos assinantes. Em agosto de 2011, os serviços DTH representavam 52% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo possuíam 45,7% de market share.
Em agosto de 2012, o DTH, com a adição de 254,2 mil assinantes, cresceu 2,9%. O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de quase 75 mil novas assinaturas - crescimento de 1,3% em agosto. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 9,7 mil assinantes no mesmo período, o que representou queda de 5,4% de sua base2.
Nordeste, Norte e Centro-Oeste crescem mais que a média nacional
De acordo com a Anatel, enquanto as regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste apresentaram índices de crescimento acima da média nacional, as regiões Sul e Sudeste registraram crescimento inferior. Entretanto, das 3,4 milhões de novas assinaturas registradas entre agosto de 2011 e agosto de 2012, mais de 2,5 milhões ocorreram nas regiões Sul e Sudeste.
Com relação aos serviços ofertados por Unidade da Federação em agosto de 2012, destaca-se o estado de São Paulo, com mais de 5,9 milhões de assinaturas.
TV por Assinatura chega a 25,5% dos domicílios do Brasil
Em agosto de 2012, os serviços de TV por Assinatura estavam presentes em 25,5% dos domicílios no país, de acordo com estimativas da Anatel. Apesar do crescimento observado nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 36,6% dos domicílios.
Entre as Unidades da Federação, destacam-se o Distrito Federal e os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por terem registrado desempenho acima da média nacional, quanto à densidade dos serviços de TV por Assinatura.
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