Com base no blog de notícias Jornalismo nas Américas
As redações que perderam parte de seus profissionais estão necessitando cada vez mais de produção jornalísticas feitas por instituições e-ou por profissionais terceirizados – menos familiarizados com os serviços de notícia como a Reuters ou a Associated Press. Os editores, por sua vez, devem ser mais cuidadosos na seleção destes fornecedores e explicar ao público quem são, afirma Richard Pérez-Peña para o New York Times.
Pérez-Peña cita o caso recente do Washington Post, que publicou uma reportagem feita pela organização Fiscal Times sobre o gasto federal nos Estados Unidos, sem revelar que um dos financiadores do grupo estava envolvido no assunto e era uma das fontes citadas na matéria. Especialistas em negócios jornalísticos reconhecem o risco que corre a imprensa ao receber conteúdos de organizações ou pessoas com interesses particulares.
“Posso garantir que haverá redações que vão receber lixo que será publicado”, disse Kelly McBride ao New York Times. Ela é líder do conselho de ética do Poynter Institute.
Leia aqui a matéria completa de Pérez-Peña.
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