Caros leitores e leitoras.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Efemérides da radiodifusão

Para os amantes e estudiosos da História do Rádio e TV, seguem abaixo uma relação de efemérides. As datas foram compiladas para uma exposição organizada pela Empresa Brasileira de Comunicação, EBC no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro de 2009, e depois ampliado pelo pesquisador aobre radiodifusão, professor João Batista.
Quem tiver datas a contribuir, fique à vontade, pode enviar no espaço para postar comentários. Vale datas nacionais e regionais da radiodifusão, surgimento de emissoras, etc

1844 –
Samuel Morse envia a primeira mensagem a distância pelo telégrafo.
1863 – O escocês James Clerck Maxwell demonstra a provável existência das ondas eletromagnéticas. O alemão Heinrich Rudolph Hertz também se interessa pelo assunto.
1865 – Criação da União Telegráfica Internacional.
1877 – Emile Berliner inventa o microfone.
1887 – Heinrich Hertz constrói um circuito elétrico que comprova a existência das ondas eletromagnéticas. Elas recebem o nome de ondas hertzianas.
1890 – No Brasil, o padre gaúcho Roberto Landell de Moura desenvolve teses sobre a telegrafia sem fio, a radiotelefonia, a radiodifusão e os satélites.
1894 – Landell de Moura realiza experiência transmitindo mensagens sonoras da Avenida Paulista para o alto do bairro de Santana, na cidade de São Paulo, cobrindo uma distância de 8 km em linha reta.
1895 – O russo Aleksandr Popov coloca em funcionamento um aparelho de telégrafo sem fio em São Petersburgo.
1896 – O italiano Guglielmo Marconi instala, no Reino Unido, o primeiro aparelho de telégrafo sem fio e envia mensagens em Código Morse, numa velocidade de 20 palavras por minuto, da Inglaterra para a França.
1899 – Marconi manda sinais de SOS pelo Oceano Atlântico, numa distância de 140 km.
1901 – Marconi transmite uma regata no Canal da Mancha, com seu equipamento de radiotelegrafia.
1906 – Lee de Forest inventa a válvula de 3 pólos (tríodo), que permite o uso de ondas eletromagnéticas para propagar ondas sonoras.
1909 – Primeiro salvamento marítimo graças à transmissão de uma mensagem de socorro pelo telegrafo sem fio.
1909 – Marconi ganha o Premio Nobel de Física.
1910 – Forest realiza a transmissão radiofônica de um recital de Enrico Caruso, do Metropolitan Opera House, em New York.
1912 – Mensagens de socorro do Titanic chegam ao navio Carpathia e salvam 703 pessoas.
A partir daí, torna-se obrigatória a instalação de radio em navios. A medida faz com que Marconi fique rico.
1914/1918 – A telegrafia sem fio e a radiotelefonia são utilizadas em operações militares durante a 1ª Guerra Mundial.
1916 – Instala-se a primeira estação estúdio de radiodifusão em New York. Transmissão do primeiro programa de radio, com conferencias, musicas de câmera e gravações.
1916 – Primeira emissão de radiojornalismo, com boletins sobre a eleição presidencial nos EUA, vencida por Woodrow Roosevelt.
1919 – Criação da Radio Corporation of América (RCA).
1919 – No Brasil, um grupo de jovens inicia transmissões radiofônicas em Recife, na Radio Clube de Pernambuco.
1920 – Entra no ar, em Pittsburgh, na Pensylvannia, a rádio KDKA, primeira emissora comercial dos Estados Unidos, em 2 de novembro.
1921 – Descoberta das ondas curtas.
1921 – Primeira transmissão ao vivo pelo radio de um evento esportivo. Uma luta de Box, transmitida a partir de uma estação instalada na Torre Eiffel, em Paris.
1922 – Primeira experiência radiofônica no Brasil durante as comemorações do centenário da independência, no Rio de Janeiro. Um transmissor, cedido pela Westinhouse, veicula o discurso do presidente Epitácio Pessoa, no dia 7 de setembro, e a ópera O Guarani, encenada no Teatro Municipal.
1923 – Edgar Roquette Pinto e Henrique Moritze inauguram a Radio Sociedade do Rio de Janeiro (PRA-A), em 20 de abril.

1932 – Criação do FCC (Federal Comunication Comision) nos Estados Unidos.
1932 – Getulio Vargas regulamenta no Brasil a veiculação de propaganda no radio e a concessão de freqüência a grupos privados.
1933 – O norte-americano Edwin Armstrong patenteia a frequência modulada.
1935 – Entra no ar a Rádio Jornal do Brasil, em 18 de agosto.
1937 – A Hora do Brasil torna-se um programa obrigatório, transmitido entre 18h45min e 19h30min.
1941 – A Rádio Nacional começa a transmitir, em 28 de agosto, o Repórter Esso, considerado o primeiro noticioso produzido exclusivamente para o rádio.
1941 – Estréia na Radio Nacional “Em busca da felicidade”, primeira radionovela no Brasil.
1948 – Invenção do transistor.

Nenhum comentário: