Do M&M Online
Entidade que reúne e analisa os dados da publicidade no país, a Cámara Argentina de Centrales de Medios (Cacem) divulgou que os investimentos em 2009 chegaram a pouco mais de 8,8 bilhões de pesos, o equivalente a aproximadamente US$ 2,3 bilhões. Esse movimento representa um aumento de 16,2% em comparação a 2008.
O balanço mostra que a participação dos meios TV e jornais seguem recebendo mais de ¾ dos investimentos totais. Quem teve maior crescimento no share, porém, foi a internet (aumento de 33,5%) e a TV a cabo (+33,3%).
Em volume físico, houve uma queda de 1%, na análise geral. TV a cabo e TV aberta registraram um incremento de 10% e 3%, respectivamente. Rádio (capital) subiu 1%. Os demais meios tiveram queda.
Setores
Os segmentos que aumentaram suas verbas publicitárias, de acordo com o balanço foram: institucionais e associações políticas e civis (88%), indústria farmacêutica (51%), indústria fonográfica (41%), bebidas alcoólicas (36%) e higiene, beleza e cosmética (34%). Por outro lado, os setores que diminuíram investimentos em 2009 foram alimentação (-5,7%) e bebidas não-alcoólicas (-5,4%).
Expectativa
Para este ano, a Cacem considera que 2010 será um ano de crescimento real. Em relação ao PIB argentino há uma previsão de incremento entre 3% e 7%. Espera-se ainda uma melhora nos índices de consumo. Além três fatores devem influenciar na performance da indústria de comunicação do país: a Copa do Mundo da África do Sul, os festejos do bicentenário da independência e as mudanças na Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual (que está para ser implementada).
Confira a participação dos meios Meio Investimento 2008-2009, em milhões de pesos, e o share atual .
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