Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Itamaraty disponibiliza coletivas no You Tube

Embora ainda seja bastante formal, burocrática e pouco expedita, a comunicação social do ministério das Relações Exteriores tem procurado inovar. Recentemente firmou convênio com o You Tube e criou uma página corporativa, onde estão reportagens feitas por emissoras de TV.
Agora, as coletivas passaram a ser todas gravadas em vídeo e as íntegras começam a ser disponibilizadas na mesma página. Quem quizer, por exemplo, checar o que o Brasil está fazendo em torno da catástrofe do Haiti (coletiva concedida em 13 de janeiro de 2009, às 16h45) pode clicar aqui.
Para que tenha fins jornalísticos mais eficazes,o Itamaraty tem que ser um pouco mais ágil. Esta coletiva, por exemplo, foi gravada às 16h45, mas as redações só tiveram conhecimento da disponibilização da gravação por meio de nota enviada às 21h30, hora de Brasília.
Já tarde demais para que algum veículo não presente na entrevista pudesse usufruir das informações ali presentes. Iniciativas como estas precisam ser, praticamente, em tempo real.

Nenhum comentário: