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sábado, 9 de janeiro de 2010

Publicidade: Espanha veta comerciais que exaltam o corpo


Do M&M Online

O parlamento espanhol aprovou, na quinta-feira, 7/1, lei que proíbe a exibição desse tipo de campanha televisiva no horário nobre. Anúncios que exaltam um padrão de beleza estão vetados da TV na faixa noturna. Comerciais de tratamentos de beleza, de produtos que ajudam a emagrecer e de outras alternativas que prometem ser a solução para a conquista de corpos perfeitos e invejáveis estão vetados da programação noturna das televisões espanholas.

O objetivo da nova lei é vetar a veiculação na TV de qualquer campanha que "exalte o culto ao corpo" e que desperte, de alguma forma, a discriminação a respeito de peso, forma física ou outros padrões estéticos.

De acordo com a vice-presidente do governo do país, Maria Teresa Fernández, a medida tem o objetivo de afastar esse tipo de publicidade do horário protegido para os menores de idade. Além disso, o governo também acredita que a proibição dos anúncios pode colaborar para a redução de transtornos alimentares - como bulimia e anorexia, por exemplo - e neutralizar um pouco a busca por um padrão inalcançável de beleza.

Logo após a aprovação da Lei, as entidades de anunciantes do país já começaram a manifestar a sua indignação acerca do assunto. De acordo com a presidente da Asssociação Espanhola dos Anunciantes, Patrícia Abril, o governo está abusando do direito de legislar e uma medida como essa pode trazer sérios prejuízos á indústria e também aos próprios consumidores.

Na Espanha já está em vigor uma outra lei que restringe todos os anúncios de cigarros, álcool, pornografia e jogos de azar e também a exibição de séries e filmes com cenas de violências para a faixa de horário entre 22h e 6h.

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