Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

TV Digital: Vice-ministro cubano defende adoção de padrão único de TV digital na AL

Fonte: Lúcia Berbert, da TeleSíntese, 24/06/2009

O vice-ministro de Informática e Comunicações de Cuba, Alberto Rodriguez Arufe, disse que vê com simpatia a adoção de um padrão único de TV digital na América Latina. "Creio que seria muito conveniente para o processo de integração da região e para o desenvolvimento e defesa da nossa cultura", disse.
Arufe esteve hoje com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para conhecer de perto o processo de implantação do sistema da TV digital nipo-brasileiro, que já está sendo testado em seu país. A expectativa dele é de que a definição do padrão pelo seu país saia até o final do ano. "É uma decisão complexa que valerá por muitos anos", disse.
O vice-ministro cubano informou que seu país está testando também os padrões europeu e chinês, mas ressaltou que a possibilidade de interatividade, característica do padrão nipo-brasileiro, é observado com muito interesse pelo seu governo, "porque é um propósito que aspiramos em Cuba". Segundo ele, sua vinda ao Brasil irá intensificar os testes da TV digital, agora com equipamentos produzidos pela indústria brasileira.
Nas conversas com Hélio Costa, Arufe admitiu que foram tratadas as possibilidades de transferência tecnológica para seu país, de formação de recursos humanos e a oferta de financiamento e crédito para implantação do sistema nipo-brasileiro. De acordo com o vice-ministro, a televisão em Cuba tem penetração semelhante a do Brasil, atingindo 98% dos lares. Mas a indústria cubana se resume a uma única fábrica de aparelhos de televisão de 21 e 29 polegadas. "Queremos produzir televisores de LCD e conversores", adiantou.
A adoção do padrão de TV digital nipo-brasileiro está sendo estudada também pela Argentina, Chile, Equador, Paraguai e Venezuela. O Peru já decidiu pelo sistema.

Nenhum comentário: