Verba de mídia do governo federal no ano passado foi a mesma do ano anterior, de R$ 1,027 bilhão. Somado ao valor de patrocínios, montante de comunicação chegou a R$ 1,894 bilhão
Robert Galbraith do M&M Online de 06/04/2009 - 11:12
Os investimentos do governo federal em publicidade em 2008 foram praticamente mantidos na comparação com o ano anterior e totalizaram R$ 1,027 bilhão. Somada ao valor investido em ações de patrocínio, R$ 867 milhões - leia mais sobre isso aqui - a verba de comunicação do Poder Executivo ficou em R$ 1,894 bilhão no ano passado.
Os dados são da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Na comparação com 2006, ano em que o governo federal mais investiu em publicidade, chegando a R$ 1,241 bilhão, a queda é de 17,3%. Ottoni Fernandes Júnior, secretário executivo da Secom, diz que houve um ligeiro corte nas verbas das estatais, que totalizaram R$ 714 milhões em 2008, cerca de R$ 20 milhões (3%) a menos que em 2007.
O total dos investimentos de ministérios e outros órgãos da administração direta e indireta se mantiveram relativamente estáveis. "Não houve restrição orçamentária, mas as estatais de fato puxaram o freio, como a Petrobras no último trimestre do ano", conta Fernandes Júnior, sem, no entanto, divulgar os valores por empresa. "Como elas concorrem no mercado com empresas privadas que não divulgam seus números, fazemos o mesmo com as estatais", justifica.
Pelos contratos públicos com as agências, as três que mais investem são Caixa Econômica Federal, Petrobras e Banco do Brasil.Dentre os demais órgãos da administração direta e indireta, a Secom liderou os investimentos publicitários do ano passado, com R$ 105 milhões, alta de 8%, seguida pelo Ministério da Saúde, com R$ 68 milhões, diminuição de 22%, e BNDES, R$ 30 milhões, abaixo de 6%. Divisão do boloEntre os veículos, a televisão manteve a sua participação na divisão do bolo, ficando com 62,4%, totalizando R$ 641 milhões.
Em seguida ficou o meio jornal, com R$ 134,6 milhões, 13,1% do share e aumento de 10,3% em relação ao exercício anterior. Fernandes Júnior destaca que o meio jornal ganhou mais investimentos em função da política do governo federal de regionalizar mais os investimentos, contemplando títulos pelo interior do País. Outros meios que aumentaram sua participação na verba do governo foram a internet, com R$ 27 milhões, alta de 13%, e outdoor, com R$ 5 milhões e o maior aumento, de 49%.
A queda mais significativa ficou com o meio revista, que faturou R$ 81,1 milhões, 11,9% a menos que em 2007. O meio rádio, com R$ 88,8 milhões, caiu 1,2%. Os números foram computados pelo Instituto de Acompanhamento da Publicidade (IAP) a partir dos pedidos de inserção fornecidos pelas agências de publicidade.
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