Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Rádio Livre atua na reintegração de presos do Ceará

Da Agência da Boa Notícia 

Em experiência desde o ano passado, em unidades prisionais do Ceará, a Rádio Livre será inaugurada oficialmente na próxima quinta-feira (10), às 9h, na sede da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Rua Tenente Benévolo, 1055 – Meireles). O projeto usa um sistema de comunicação que envolve internet e radiadoras e visa colaborar no processo de reintegração das pessoas que cumprem penas nos presídios cearenses, bem como auxiliar os programas da Secretaria nas áreas de educação, saúde, cultura e direitos humanos. A solenidade de inauguração terá transmissão ao vivo para as unidades prisionais.


Na sede da Secretaria está localizado o estúdio profissional para a produção de programas próprios e transmissão de programações ao vivo para a rede de unidades assistidas. A Rádio Livre já funciona em cinco unidades penitenciárias da Região Metropolitana de Fortaleza: as Casas de Privação Provisória de Liberdade II, III e de Caucaia, na Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo (Pacatuba) e no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF). Está prevista ampliação do projeto para a  CPPL IV e o Instituto Penal Professor Olavo Oliveira II.

Nas unidades, caixas de som instaladas em áreas de vivências e corredores transmitem a programação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para cerca de quatro mil presos. Os servidores da Secretaria também podem acompanhar a rádio por meio da intranet (rede interna de comunicação). Em algumas unidades, a radiadora também é disponibilizada à direção para apoio nas ações de disciplina, recados, participação dos familiares e avisos de atividades.

Segundo a secretária da Justiça e Cidadania, Mariana Lobo, "o projeto aposta na capacitação e reintegração social dos internos por meio da informação, educação e promoção dos direitos humanos, do combate a todos os tipos de discriminação e promovendo cultura de paz dentro do ambiente carcerário". (Com informações da Assessoria de imprensa da Sejus)

Mais informações: Rádio Livre – (fone: 85 3101 2507)

Nenhum comentário: