Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cabo Verde entre os países africanos com melhor Índice de Liberdade de Imprensa

Do portal África 21


RSF considera que o arquipélago continua a ser um dos países africanos, juntamente com a Namíbia e o Gana, melhor colocados no ranking que classifica a liberdade de imprensa no mundo.
Cabo Verde - arquipélago na costa africana que faz parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP - desceu 16 posições no Índice da Liberdade de Imprensa, passando de 9.º para o 25.º lugar na lista anual divulgada esta quarta-feira pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF),
Apesar desta queda, cujos motivos não foram precisados, a RSF considera que o arquipélago continua a ser um dos países africanos, juntamente com a Namíbia e o Gana, melhor colocado no ranking que classifica a liberdade de imprensa no mundo.
Para realizar este índice, que abrange 179 países, a RSF dirigiu um inquérito a 18 associações de defesa da liberdade de expressão nos cinco continentes, aos seus 150 correspondentes, bem como a jornalistas, investigadores, juristas e militantes dos direitos humanos.
O índice publicado anualmente avalia o grau de liberdade de que gozam jornalistas, meios de comunicação es cidadãos, bem como os meios implementados pelos Estados o seu respeito.
O Índice Mundial da Liberdade de Imprensa 2013 da RSF aponta que um grande número de jornalistas morreu no cumprimento do dever em 2012, ano mais mortífero registado pela organização.
Os primeiros colocados no ranking sobre liberdade de imprensa deste ano da RSF foram a Finlândia, a Holanda, a Noruega, Luxemburgo e Andorra.
Nos últimos lugares ficaram a Eritreia (179.º), a Coreia do Norte (178.º), o Turquemenistão (177.º), a Síria (176.º) e a Somália (175.º).

Nenhum comentário: