Caros leitores e leitoras.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Ong denuncia SBT por maltrato a animais

Por Robson Fernando de Souza da Agência de Notícias Direitos dos Animais

Uma pegadinha de câmera escondida está revoltando o Brasil desde 23 de setembro passado. Vem sendo compartilhada a denúncia de que o Programa Silvio Santos levou ao ar, naquele dia, uma pegadinha amarrando um cachorro num conjunto de balões de hélio e soltando-o ao ar, para desespero de quem caía na troça.
Na câmera escondida, o ator Ivo Holanda, disfarçado de palhaço, anuncia o “cachorro falante”, e é “interrompido” por um guarda, também ator, que finge estar multando seu carro. O “palhaço” pede para os espectadores que passam pelo local observarem o cão enquanto ele vai falar com o “policial”. Daí, uma mulher, dentro do cubo em cima do qual o animal está, solta a presilha do balão e o cachorro é alçado ao voo com os balões. Aparentemente há uma corda limitando a distância do voo, mas o cão vai a muito longe e a uma altura notável.
Possivelmente o cão sentiu desespero ao ser lançado aos ares, e ele não tinha nenhuma capacidade de concordar ou recusar tal papel na pegadinha. A ação caracteriza crime de maus tratos contra animais, vide artigo 32 da Lei 9.605/1998, e o SBT pode ser processado por isso.
Isso sem falar que a emissora queima seu próprio filme ao fazer valer sua tradição de explorar animais em programas, desde infantis até programas de gincanas musicais, correndo o sério risco de perder audiência e perdendo cada vez mais respeito.
Denúncias devem ser encaminhadas ao Ministério Público de São Paulo ou Federal, de modo que a emissora seja responsabilizada pelo crime de maus tratos contra animais. Também devem ser enviados protestos à página da referida câmera escondida.

Nenhum comentário: