Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Estudo revela que 88% das maiores empresas do Brasil estão nas redes sociais


Enviado por Fábio Couto

A pesquisa Latin America Social Media Check-up 2012 aponta que maioria das empresas está em pelo menos uma rede social. A preferência é pelo Twitter 

O estudo Latin America Social Media Check-up, que examina como as 25 maiores empresas do Brasil e de outros países da América Latina utilizam as plataformas das redes sociais mais populares revelou que o Twitter, o Facebook, o YouTube, blogs e o Google Plus.  
O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação, o que representa um aumento de 25 pontos percentuais desde 2010. O índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53% das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010, a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para 66.958. 

“O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, executivo da Burson-Marsteller para a America Latina. “Mais da metade das organizações conversa com seus seguidores através das respostas (@) e retweets. O número de “Likes” por página no Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas estabelecem diálogo com suas audiências”.

Além do crescimento no uso das mídias sociais como plataforma de comunicação corporativa, é possível notar que as empresas têm desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos. “As organizações têm usado as redes sociais de maneira mais estratégica, criando conteúdos direcionados para cada um de seus públicos”, afirma Cely Carmo, Estrategista de Mídias Digitais para a América Latina. “Conteúdo e linguagem são formatados para cada tipo de público”.

O Latin America Social Media Check-up 2012 analisou as 25 maiores empresas em faturamento na Argentina, Colômbia, Chile, México, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela, além do Brasil. Alguns dos dados encontrados:
·         O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%;
·         52% das maiores empresas brasileiras estão no Facebook;
·         As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores;
·         28% têm blogs corporativos;
·         40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+.
Para acessar a análise completa dos dados, em inglês, visite: bm.com/social   

Nenhum comentário: