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quarta-feira, 14 de março de 2012

Livro sobre Opinião Pública disponível na rede

Enviado por Antonio Francisco Magnoni
O e-livro “Opinião Pública: Empowerment e Interfaces recém publicado por professores do Núcleo de Opinião Pública da Unesp de  Bauru está disponível gratuitamente na internet.
Para ler ou copiar o livro, clique aqui.
O tema Opinião Pública no Brasil ganha relevância a partir da década de 1990, no bojo do processo de transição democrática, quando a sociedade civil passa a ter protagonismo fundamental na construção da democracia no país, multiplicando as formas de expressão política, para além do sistema representativo.
Por outro lado o desenvolvimento da imprensa de grande difusão, que livre das amarras da censura do regime militar, pode construir um campo jornalístico relativamente autônomo, se tornando o grande responsável pela mediação política, contribuiu para a importância que a opinião pública passou a ter nos momentos cruciais de decisão política.
Institucionalizou-se uma nítida afinidade entre a política e as mídias tornando a política quase inteiramente mediada em todas as suas interações com a sociedade. Na tentativa de promover melhor suas ações políticas, o Estado se afirma como o Estado das Relações Públicas.
A breve descrição do contexto onde se desenvolve os estudos sobre Opinião Pública no Brasil aponta para as condições em que o seu conceito perdeu seu valor normativo, bem como o caráter sociológico e coletivista do seu conteúdo. A Opinião Pública passa a ser analisada pela ótica das sondagens, na perspectiva de que os seus resultados expressam a vontade popular nas demandas efetivas da população.

Os meios de comunicação de massa passam a ter um papel crucial no processo de opinião pública, representando e definindo-a perante os cidadãos, desafiando o ideal de opinião pública, crítica e reflexiva especialmente num contexto onde as Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação renovam o papel da Opinião Pública ao interferir de forma efetiva nas transformações políticas e nos processos sociais decorrentes destas transformações.
O Núcleo de Opinião Pública da Unesp, através desta publicação, retoma a discussão sobre o valor normativo e o caráter social e coletivista da Opinião Pública que se perdeu nas análises contemporâneas sobre o tema, no país.
O Núcleo é um espaço de reflexão e investigação sobre Opinião Pública. Tem se dedicado a estimular o desenvolvimento de estudos desta questão, através do intercâmbio entre pesquisadores e acadêmicos, institutos comerciais e centros de pesquisa . Desde 2005, o núcleo publica anualmente os temas debatidos durante os seus encontros. O livro “Opinião Pública: Empowerment e Interfaces” é produto de seus debates no ano de 2011.
Opinião Pública, Empowerment e Interfaces.
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O texto ora apresentado procura oferecer ao leitor uma melhor compreensão do cenário atual dos estudos e pesquisas sobre Opinião Pública, no Brasil, e os desafios que esses estudos devem enfrentar, dando especial enfoque para as interfaces com outras áreas do conhecimento, para além da comunicação.
As temáticas básicas que articulam as diferentes contribuições dos artigos sobre o tema Opinião Pública são as várias conexões do tema com outras áreas do conhecimento e os novos formatos que o papel da opinião pública passou a ter a partir do começo do século XXI.
A primeira parte do livro tem como tema o Empowerment ou Empoderamento na tradução para o português,onde a opinião pública tem papel importante no desenvolvimento da capacidade crítica de reflexão e ação dos cidadãos, dotando-os de habilidades e capacidades que propiciem uma inserção mais efetiva no processo político.
A segunda parte procura dialogar com as Interfaces da Opinião Pública com outras áreas do conhecimento, trabalhando a relação interdisciplinar e abrindo o diálogo com os pesquisadores da área, buscando refinar e aprimorar as ferramentas analíticas, contribuindo para o avanço das pesquisas sobre o tema .
A publicação deste livro deve contribuir para a disseminação junto a um público mais amplo das diferentes questões implícitas nas pesquisas e análises sobre Opinião Pública

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