Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Preço torna banda larga proibitiva em países de baixa renda

Do Teletime news

Embora os preços dos serviços de telecomunicações venham caindo gradativamente, a banda larga ainda tem custos proibitivos em países de baixa renda. Essa foi a constatação de um estudo divulgado nesta terça-feira, 19, pela UIT. Em 2009 a oferta de entrada da banda larga fixa era quase sete vezes mais caras nos países de baixa renda em relação aos países desenolvidos. A situação mais crítica é a da África onde a penetração de banda larga não chega nem a 1%, mas o número de assinantes está crescendo, diz a UIT.

Em relação à banda larga móvel, a UIT informa que o número de assinantes dos serviços de IMT2000/3G saiu de 72 milhões em 2005 e deverá chegar em 940 milhões em 2010. O serviço está sendo oferecido em 143 países, sendo que em 2007 estava restrito a 95. "Durante o ano passado, a banda larga móvel teve um grande crescimento especialmente na Europa e nos EUA, e alguns países iniciaram ofertas com velocidades ainda maior partindo para plataformas sem fio de próxima geração", diz a UIT.

A tendência de migração de voz para dados reflete-se no crescimento do número de mensagens SMS trocadas globalmente. De acordo com os dados da UIT, o número de mensagens SMS triplicou nos últimos três anos e chegará a 6,1 trilhão de mensagens em 2010, o que equivale a 200 mil mensagens por segundo.

Nenhum comentário: