Brasil e Uruguai firmaram,nesta sexta-feira (15), em Montevidéu, o Protocolo de Cooperação para o Fomento à Produção de Filmes de Longa-Metragem, no âmbito do Acordo Latino-Americano de Coprodução Cinematográfica. Este ano, o primeiro de execução do Protocolo, o montante do apoio será, por parte do Instituto do Cinema e do Audiovisual do Uruguai (ICAU), de valor equivalente a US$ 100 mil e, por parte da Agência Nacional do Cinema (Ancine), de valor equivalente a US$ 200 mil.
O lançamento do primeiro Edital está previsto para a primeira semana de dezembro, durante o evento Ventana Sur, em Buenos Aires, que reúne profissionais de toda a América Latina.
O Protocolo tem como objetivos estimular o desenvolvimento da indústria cinematográfica do Mercosul e criar um ambiente de cooperação que favoreça a expansão do número de filmes em coprodução entre os dois países, aumentando assim a presença de obras cinematográficas uruguaias e brasileiras em ambos os mercados.
Serão contemplados anualmente dois projetos de filmes de longa-metragem – um de produção majoritariamente brasileira e um de produção majoritariamente uruguaia – nos gêneros ficção, documentário ou animação, destinados a serem exibidos prioritária e inicialmente nas salas de cinema.
A seleção dos projetos que receberão os apoios a cada ano será feita por uma Comissão Binacional de Seleção. Os apoios atribuídos no âmbito do Protocolo serão suplementares a outros mecanismos de financiamento existentes em cada país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário