Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Livro: O novo rádio: cenários da radiodifusão brasileira na era digital

Em 1960, transmitiam-se analogicamente cenas de radionovela através de um rádio a válvula, narrando a despedida de um casal quando o noivo embarcava em um trem, hoje em meados de 2010 a transmissão deixou de ser analógica e passou a ser digital, ou seja, a comunicação passou a ser individual.
Como entender a transação desses dois mundos? Questões como essas são debatidas em O Novo Rádio: cenários da radiodifusão na era digital, lançamento da Editora Senac São Paulo.
Organizado pelos jornalistas Antônio Francisco Magnoni e Juliano Maurício de Carvalho, o livro explica - por meio de uma coletânia de artigos - a trajetória e o panorama atual do rádio no Brasil.
Especialistas abordam temas como: o rádio e as f ormas do seu uso no início do século XXI; as expectativas e utilização do rádio analógico e o rádio digital; o rádio na internet; a digitalização como repressão tecnológica: o impasse das rádios comunitárias.

Sumário
Apresentação: Juliano Maurício de Carvalho e Antônio Francisco Magnoni

  • {1}O rádio e as formas do seu uso no início do século XXI: uma abordagem histórica
Luiz Artur Ferraretto
  • {2}Analógico versus digital: expectativas e limitações
Takashi Tome
  • {3}Promessas de mudanças na programação e na linguagem das emissoras digitalizadas
Nelia R. Del Bianco
  • {4}Projeções sobre o rádio digital brasileiro
Antônio Francisco Magnoni
  • {5}Regulação do rádio digital: princípios e desafios
Juliano Maurício de Carvalho e Octavio Penna Pieranti
  • {6}Para além dos clichês: o Brasil e o contexto internacional da radiodifusão digital
Sonia Virgínia Moreira
  • {7} A informação sonora na webemergência: sobre as possibilidades de um radiojornalismo digital na mídia e pós-mídia
Eduardo Meditsch
  • {8} A digitalização como repressão tecnológica: o impasse das rádios comunitárias
Adilson Vaz Cabral Filho e Eula Dantas Taveira Cabral
  • {9} Os impactos da digitalização na propaganda radiofônica
Clóvis Reis
  • {10} Rádio e internet: recursos proporcionados pela web ao radiojornalismo
Ana Carolina Almeida e Antônio Francisco Magnoni

Nenhum comentário: