Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Internet deve chegar a 30% da população mundial ao final do ano, diz UIT

Do Pay-TV news

O número de internautas no mundo quase dobrou desde 2005 e deve ultrapassar os 2 bilhões de pessoas neste ano e atingir 30% da população mundial, segundo levantamento feito pela União Internacional das Telecomunicações (UIT). Destes, 1,2 bilhão, ou 67%, estão em países emergentes.

A pesquisa aponta que 71% dos habitantes dos países desenvolvidos já têm conexões de internet, ao passo que apenas 21% da população das economias emergentes estão on-line. A menor penetração da internet no mundo encontra-se na África, em que só 9,6% das pessoas têm acesso, enquanto a Europa é o continente cuja internet atinge mais pessoas (65%).

O número de conexões de banda larga fixa também vem crescendo a passos largos, e com índices semelhantes de desenvolvimento tanto nos países desenvolvidos quanto em países emergentes. Até o fim deste ano a UIT espera que existam 555 milhões de conexões fixas de internet em banda larga, atingindo 8% da população mundial. O número representa alta de 17% ante as 471 milhões de conexões registradas no ano passado, alcançando penetração de 6,9%.

A penetração da banda larga nos países em desenvolvimento, no entanto, continua baixa, em 4,4% da população, contra 24,6% em países desenvolvidos.

Comunicações móveis

O estudo da UIT ainda mostra que até o fim deste ano 90% da população mundial, ou 5,3 bilhões de pessoas, terão uma linha de telefone celular, das quais 940 milhões serão 3G. No entanto, ainda há as mesmas discrepâncias entre os países desenvolvidos e os emergentes.

Nas economias estáveis, o mercado de celulares já atingiu níveis de saturação, com 116 linhas para cada 100 habitantes e crescimento da penetração de 1,6% entre 2009 e 2010. Nos países em desenvolvimento, a penetração das linhas de telefone celular saltou de 53%, em 2005, para 73% neste ano, diz a UIT

Nenhum comentário: