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domingo, 17 de outubro de 2010

Livro:Webjornalismo, de Magaly Prado, vai ser lançado dia 30/11

Em virtude do avanço das novas mídias e das ferramentas de comunicação cada vez mais híbridas e móveis, o modo de se fazer jornalismo vem mudando de maneira revolucionária ao longo dos anos desde a criação da internet. Acompanhando a evolução por que a transmissão da informação vem passando, a LTC Editora, integrante do GEN Grupo Editorial Nacional, lança, dia 30/11, o livro Webjornalismo, que retrata uma nova forma de trabalhar a informação com as recentes tecnologias.

Escrita de maneira leve e atraente pela jornalista Magaly Prado, a obra aborda temas como jornalismo multimídia, blogs jornalísticos e jornalismo móvel. Magaly Prado aborda o papel do jornalismo na web e nas redes sociais,... que hoje agregam mais de 55 milhões de usuários somente no Brasil

Em dez capítulos, o livro trata do webjornalismo multimídia, interativo, colaborativo, personalizado, customizado e móvel. Do hipertexto passando pela multimídia até constituir uma hipermídia, o jornalismo digital ganha força na mobilidade geolocalizável.Livro chega ao mercado mostrando uma maneira diferente de trabalhar a informação com as tecnologias recentes

Além de mostrar o papel do jornalismo nas redes sociais, a autora também analisa o conteúdo produzido e gerado pelo usuário, que traz à tona o consumidor no papel do jornalista, assim como as questões éticas que surgem nas redes. A função dos jornalistas, hoje multitarefa, evoluiu na era da hipermídia. Atualmente, não basta informar; ele precisa também saber filtrar a informação e interagir com o público.

O webjornalismo, que começou como uma extensão do jornalismo tradicional, hoje é uma das principais mídias do mundo. Há algum tempo as redes sociais também vêm sendo utilizadas nas estratégias de comunicação das empresas. Esse mercado já não é mais uma tendência e sim uma realidade, no Brasil e no mundo. De acordo com estudo realizado em 2010 pela Agência Click, cerca de 80% dos brasileiros estão nas redes sociais – estas novas mídias agregam em torno de 55 milhões de usuários.

“Faz-se necessário debater a interatividade, jamais ocorrida de forma tão intensa, e a entrada do jornalismo aberto gerado pelo usuário como estratégia de acompanhamento de vanguardas. Esse conteúdo criado por não-jornalistas aumenta o grau de checagem, fazendo paralelos com as novas funções e manifestações que surgem com as diferentes etapas da web (2.0, 3.0). Como exemplos, temos a personalização, quando os sites monitoram o rastro do usuário; os filtros baseados em tags; o ranqueamento mostrando preferências e, principalmente, a forte tendência do jornalismo hiperlocal, com o próprio cidadão relatando o que acontece a seu redor”, explica Magaly.

Magaly Prado é radiomaker e jornalista, doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Por esta instituição obteve título de mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital com a dissertação “Audiocast nooradio – Redes colaborativas de conhecimento”. Na Faculdade Cásper Líbero, fez pós-graduação em Comunicação Jornalística e desenvolveu a pesquisa “Rádios autônomas na Internet – Um formato líquido”. Atualmente é professora de Produção de Rádio no curso de Rádio e TV na instituição. Magaly Prado mantém o blog que leva o seu nome no portal UOL desde 2003.

A LTC é uma das maiores editoras brasileiras dedicadas às áreas de Engenharias, Administração, Marketing, Contabilidade, Finanças, Economia, Ciências Sociais, Estatística, Matemática, Informática, Química e Física. Com foco em livros técnicos, didáticos e profissionais, dinamiza as atividades de busca de novos talentos junto às instituições de ensino e pesquisa do sistema educacional brasileiro, e de profissionais atuantes no mercado de trabalho, ao mesmo tempo em que mantém parcerias estratégicas com as principais editoras internacionais. A LTC Editora é integrante do GEN Grupo Editorial Nacional, que também reúne as editoras Método, Forense, Forense Universitária, Guanabara Koogan e Santos.

Sumário

Prefácio
Apresentação
Introdução
1. A Internet, a digitalização e o surgimento do jornalismo na web
2. Ciberjornalismo: novas tarefas e um jeito diferente de trabalhar em papel + web + celulares
3. Arquitetura da informação. Design digital, usabilidade, navegação. Informação da informação. Interface
4. Imagem digital
5. Jornalismo multimídia. Nova maneira de trabalhar a notícia com os recursos audiovisuais. Jornalista multitarefa. Remixagens, recombinações
6. Questões éticas na rede. A febre pela atualização em tempo real e a ética no webjornalismo
7. Blogs jornalísticos
8. Web 2.0 - O consumidor no papel do jornalista. Jornalismo interativo, jornalismo 2.0. Conteúdo produzido pelo usuário, crowdsourcing
9. Jornalismo nas redes sociais
10. Jornalismo móvel


Serviço:
Título: Webjornalismo
Autor: Magaly Prado

Lançamento
Webjornalismo Magaly Prado
Livraria Fnac
Avenida Paulista 901
Bela Vista - São Paulo
Dia 30 de novembro, das 18h às 22h

www.grupogen.com.br/www.ltceditora.com.br




Mais informações:
Amora Comunicação - Assessoria de Imprensa GEN Grupo Editorial Nacional
Ana Carolina Hildebrandt/ Tatiana Marzullo
anacarolina@amoracomunicacao.com; tatiana@amoracomunicacao.com
21. 3325-0147/ 7846-4802

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