Caros leitores e leitoras.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Solidariedade ao repórter-fotográfico Roosevelt Pinheiro


Dia 8 de janeiro foi o dia do fotógrafo. A data deveria ser usada para comemorações e até reflexões. Mas neste 2012, devemos dedicar o dia do fotógrafo à solidariedade.

Informa-me André Dussek, pelo facebook, que o repórter-fotográfico Roosevelt Pinheiro, da Empresa Brasileira de Comunicação - EBC está passando por sérias dificuldades. Segundo o relato de Dussek, colhido junto à esposa de Roosevelt, Edilan Vieira de Souza, nosso colega do fotojornalismo está numa situação muito delicada de saúde.

Ele está sem movimentos no corpo, após um AVC ocorrido ainda no ano passado. No dia 19 de janeiro ele deverá ser internado no Sara, enquanto isso necessita de fraldas (R$ 15 o pacote com 8 unidades) e medicamentos.

A situação financeira deles – ainda segundo o relato - está difícil porque a EBC teria suspenso o pagamento do salário de Roosevelt. O sindicato dos Jornalistas do DF já está sendo acionado pelo reórter-fotográfico Alan Marques, para que a entidade pressione a EBC a regularizar o pagamento dos salários.

Conheço Roosevelt desde os anos 80 e é um grande amigo, um grande profissional que começou no Amazonas, seu estado natal. Quem quiser conhecê-lo um pouco, pode dar uma lida na entrevista realizada com ele, em Natal, pelo jornalista Roberto Homem. Basta clicar aqui.

Dussek sugere que os colegas jornalistas e mesmos os não jornalistas ajudem numa vaquinha solidaria para ajudar a cobrir as despesas da família de Roosevelt.

O casal mora na Colônia Agrícola Veredão 0 Distrito Federal e o celular deles é o (61)8215 4386.

Quem quiser fazer uma doação, duas contas bancárias estão à disposição:

CEF - agência 3035 - operação 013 (poupança)
conta - 0002269 - 2

Itaú (poupança) - agência 1644
conta - 31166 - 2

16 comentários:

Ricardo Icassatti Hermano disse...

Já havia recebido um e-mail da Edit sobre a situação do Roosevelt. Vou colaborar. Trabalhamos juntos no Jornal de Brasília e no Senado. É um querido amigo.

Carlos Penna Brescianini disse...

Não sabia de nada! Esse mês eu posso comprar umas fraldas. Mês que vem, eu tou com grana e até faço uma contribuição financeira. Entrego as fraldas para quem?

Mamcasz disse...

Grande Rooselvélt. Já viajei junto a serviço. Desde os tempos EBC-Radiobrás-EBC. Vou depositar algo na conta dele. E ver com o Sindicato-Comissão Funcionários da EBC o que está acontecendo. Aliás, é triste o fim do pessoal mais antigo na agora rica Tv Brasil.

Chico Sant'Anna disse...

Caro Penna

Grato or sua solidariedade. Creio que mesmo que seja baixa a quantia, o melhor seria vc depositar nas contas assnaladas. Pois não haveria o risco de errar nas especificações das fraldas e a esposa dele teria melhores condições de fazer a gestão dos recursos que recebeu. Fraldas foi só um exemplo, há medicamentos, alimentação etc. Assim, não se acanhe pelo valor, o que vc puder depositar, deposite.
Desde já grato pelasolidariedade ao Roosevelt.

Anônimo disse...

Caro Chico. Não o conheço, nem o Roosevelt, mas só pelo carinho demonstrado p/ vc vou tentar mobilizar a classe aqui por Belém, para mandar alguma grana pra ele e pra sua esposa e tentar pelo menos amenizar este momento difícil de sua vida. Grande abraço e saudações. Márcio Monteiro O Liberal - Belém.

Chico Sant'Anna disse...

Monteiro, fico muito sensibilizado com a iniciativa de vocês.
Roosevelt era caboclo da amazônia como vocês, só que do lado do Amazonas e um grande fotógrafo, como muitos que o Pará revelou também.

Anamaria disse...

Chico, para fazer a transferencia precisamos do nome e cpf do titular da conta. Vc tem?

Anônimo disse...

Fui amigo do Cubano, o qual me ensinou muito do que é ser um bom profissional e uma pessoa correta. Um homem de caráter. Um amigo.
Fiz uma contribuição para ajudar seu irmão. Estou torcendo por ele.
Abraço,
Fernando

Chico Sant'Anna disse...

Ana Maria entre em contato pelo meu e-mail chicosantanna@hotmail.com

Eduardo Mamcasz disse...

Chico Santana.
Coloquei a seguinte mensagem no email da EB. Tomei a liberdade de colocar o seu link.
" Pessoas. Hoje é meu aniversário. Recomeço nos 64.
Muito a agradecer. Mas faço o pedido. Hoje, troque o presente parabéns por uma ajuda. Socorra a lastimável situação do nosso companheiro Roosevelt Pinheiro, mais de trinta anos de EBN-Radiobrás-EBC.
Obrigado.
Clique abaixo e saiba como:
http://chicosantannaeainfocom.blogspot.com/2012/01/solidariedade-ao-reporter-fotografico.html?spref=tw
É isso aí. Abraços
http://mamcasz.wordpress.com

Jesus Carlos disse...

O brabo dessa história, é que o o nosso amigo repórter fotográfico Rosevelt Pinheiro trabalha na EBC - governo federal e está passando por necessidades, enquanto a empresa não ta nem aí com seus direitos de trabalhador(A situação financeira deles – ainda segundo o relato - está difícil porque a EBC teria suspenso o pagamento do salário de Roosevelt). Imaginem como deve está nas espresas de comunicação privadas. Vamos ser solidario com o Rosevelt de acordo com a possibilidade de cada um. Saludos, Jesus.

Carla fagundes disse...

Chico já fiz um depósito e espero que a EBC encontre uma solução para melhorar o caso de nosso querido amigo. AMigo de longa data,de muitas coberturas,de muitas viagens...seu bom humor deixava nosso trabalho e nossos "chás de espera" mais leves e divertidos. DEus te proteja velho amigo e que teus colegas façam o resto...te garanto que são muitos...
Carla Fagundes

Chico Sant'Anna disse...

Carla, Jesus e Mamcaz. No nome de vocês todos quero parabenizar os colegas que estão se solidarizando ao nosso colega Roosevelt.
Parabéns a você Mamcaz neste seu aniversário e torço para que você e o Roosevelt ganhem muitos presentes.
É importante agora uma solução definitiva para o problema e creio que cabe aos colegas que estão na direção da EBC resolverem definitivamente o caso.
Espero que isso ocorra de forma rápida e BREVE.

Anônimo disse...

Não conheço o amigo Roosevelt, mas de fato a EBC deveria ter mais respeito (em vários sentidos) com colaboradores, antigos, concursados, da casa. Cada caso é um caso, certamente a empresa tem um argumento para não estar pagando seu salário. Mas aqueles que não são do PT ou não tem conexões políticas que expliquem sua contratação temporária não deveriam ter nenhum privilégio em relação aos que, de fato, se esforçaram pra ajudar a construir a comunicação pública.

Daisy Nascimento disse...

Há 8 anos moro no Rio de Janeiro e é muito triste ter notícias assim de pessoas como o Rossevelt. Viajamos juntos e ele sempre nos fazia rir. É lamentável o descaso de empresas como a EBC, que pelo visto é administrada por pessoas que não têm memoria. Se tivessem , não teriam virado as costas para profisionais que fizeram o jornalismo da empresa, caso do Roosevelt e tantos outros. Grandes profissionais que passaram pela antiga Radiobrás, hoje EBC, foram e ainda são tratados sem a consideração, o reconhecimento e o respeito que merecem pelo trabalho que fizeram e a história que ajudaram a escrever. Contem com a minha completa solidariedade.

Melissa Uemura disse...

Grande a iniciativa de divulgar e colaborar com o Roosevelt! Em momentos difíceis e despendiosos como este é sempre muito bom contar com a ajuda das pessoas.
Já fiz a transferência para a CEF.
Valeu Chico!