Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Sindicato fantasma cria curso de jornalismo para não diplomados‏


Uma instituição que se apresenta como Sindicato Nacional de Jornalistas (Sinaj), que filia comunicadores sem formação específica na área, oferece um curso livre de habilitação em jornalismo para os que ingressarem na entidade. De acordo com o presidente da entidade, Fernando Leão, o curso online tem uma carga de 280 horas. Vale lembrar que no Brasil os sindicatos de jornalistas reconhecidos oficialmente são estaduais ou municipais. A única entidade nacional autorizada a representar os jornalistas profissionais é a Federação Nacional dos Jornalistas - Fenaj.

Sindicato_tabajara
Entidade divulga curso para os que querem ter uma nova profissão
Apesar de o sindicato não ser reconhecido pelo Ministério do Trabalho, o presidente diz que o curso abre a possibilidade para uma nova profissão. “Muitos vão procurar MTB sem saber o que é jornalismo e aqui a gente ensina para os que se filiarem”, explica.

Leão argumenta que não há nada de ilegal na iniciativa. “Não estamos fazendo nada de errado. O Supremo Tribunal Federal (STF) que decidiu isso em 2009”.

A entidade existe há dois anos, desde que o STF extinguiu a obrigatoriedade de diploma para o exercício da profissão. Os filiados pagam uma taxa de sindicalização de R$ 180 pela opção semestral ou R$ 300 de taxa anual.

O site da entidade anuncia que os internautas podem ser jornalista sem muita burocracia ou aprendizado técnico sobre a profissão. "Não perca esta oportunidade. Tenha uma nova profissão", informa.

Nenhum comentário: