Caros leitores e leitoras.

sábado, 10 de dezembro de 2011

Livro analisa relação mídia e Tancredo Neves

O livro Tancredo Neves – A travessia midiática será lançado no próximo domingo, dia 18, às 18h, na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Organizado pelas professoras Nair Prata (UFOP) e Wanir Campelo (UniBH), o livro reúne 17 artigos acadêmicos de 26 pesquisadores de vários Estados brasileiros, que refletem sobre um dos fenômenos mais instigantes ligados ao ex-presidente: a história de Tancredo desenhada no cenário midiático do país.

Segundo a professora Nair, “a história do presidente, em todas as suas dimensões, inseriu indelevelmente o nome Tancredo Neves no acontecimento midiático. Nesta obra, refletimos sobre a trajetória do ex-presidente e sua relação com os jornais impressos, o rádio, a TV, a música, os jornalistas e a imprensa em geral. Para além disso, a mitificação da figura do presidente também é analisada à luz das teorias que tentam entender o processo”.

A professora Wanir lembra que “Tancredo Neves ocupou todos os cargos do poder legislativo, de vereador a senador da República. Também foi ministro da Justiça, Primeiro-Ministro e governador de Minas Gerais, até ser eleito presidente do Brasil. No entanto, um problema de saúde o impediu de assumir o cargo, morrendo 38 dias depois. Todas essas circunstâncias proporcionam um rico panorama para cientistas sociais que buscam analisar os diversos aspectos imbricados neste fenômeno”.

Os artigos reunidos no livro Tancredo Neves – A travessia midiática podem ser agrupados por temáticas. Três textos discutem especificamente, a questão do mito. Quatro artigos têm a TV ou o rádio como pano de fundo e três trabalhos refletem, especificamente, sobre a questão política e seus vários desdobramentos. Finalmente. dois outros textos buscam entender o papel dos jornalistas em dois campos distintos – a cobertura dos acontecimentos e a identidade mineira.

Para encomendar o livro via web, clique aqui.

Nenhum comentário: