Caros leitores e leitoras.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Angola e Brasil vão se interligar via cabo submarino

Do Teletime news

A Telebras anunciou nesta sexta, dia 16, um acordo com a Angola Cables para o lançamento de um cabo submarino entre o Brasil e Angola, com terminações respectivamente em Fortaleza e Luanda. São 6 mil km de cabos, ópticos, que devem ser instalados no primeiro semestre de 2014. A contratação dos fornecedores deve acontecer em março. Telebrás estima em cerca de 80% o custo de operação. Vale lembrar que a Angola Cable chegou a negociar com a Oi, no começo de 2011, um projeto semelhante.

A parceria é parte da estratégia da Telebrás de ter uma rede de cabos submarinos ligando o Brasil à África, Europa e Estados Unidos.

GVT pensa em conectar Brasil com os EUA via cabo

A empresa francesa GVT possui um projeto de rede submarina que interligará a costa brasileira aos Estados Unidos (EUA). Ainda não há definição se a interligação se dará por meio do uso de links internacionais já estabelecidos, consórcios com outras empresas ou pelo lançamento de um backbone transnacional próprio.
O projeto demandará, juntammente com a construção de novos backbones terrestres, um aporte de R$ 100 milhões somente em 2012. Para a CGT o investimento em cabos marítimos se justifica principalmente pelo crescente aumento da demanda por serviços de comunicação no País.

Nenhum comentário: