Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Jornalismo Internacional: Diplomacia analisa Lei da Copa e entrevista embaixador dos EUA

A última edição de 2011 do Diplomacia, a revista de política internacional da TV Senado, traz uma reportagem especial na tríplice fronteira, em Foz do Iguaçu, sobre o Estatuto do Sacoleiro. Nossa equipe mostra o que muda no comércio do local, já que a nova lei tem o objetivo de incentivar a formalização dos pequenos comerciantes que atravessam a aduana da Receita Federal todos os dias.

Para ver o programa na Internet, clique aqui

Você confere também um balanço do primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff. De acordo com especialistas e parlamentares, a política externa brasileira não teve grandes mudanças. A percepção é de que o governo tem se voltado mais para as questões internas. Mas a presidente já demonstra um estilo próprio para conduzir as relações internacionais do país.

O quadro Dossiê Diplomático discute a polêmica em torno da Lei Geral da Copa, com exigências da FIFA para a realização do Mundial de Futebol no Brasil, prevista para ser votada na semana que vem na comissão especial destinada a estudar o assunto na Câmara dos Deputados. Especialistas e autoridades revelam que o projeto de lei entra em choque com a legislação brasileira, especialmente com o Código do Consumidor.

No Diplomacia Entrevista, o embaixador americano, Thomas Shannon, analisa as relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e aponta que o trânsito de turistas de um país para o outro deve ficar menos complicado a partir de agora.

O programa mostra, ainda, o retorno dos trabalhos no Parlamento do Mercosul, que, depois de um ano, conta com mais representantes. E uma reportagem da TV Assembléia do Ceará revela que, pela proximidade, o estado aproveita o mercado com países de Língua Portuguesa para alavancar a economia local.

No bloco cultural, o Arte e Diplomacia mostra uma viagem pela Polônia por meio de cartazes culturais. As colunas trazem a produção cinematográfica angolana e o som caribenho de Eddy Herrera. E o ensaio fotográfico, de Kênia Ribeiro, desta vez é sobre a Ilha de Páscoa, no Pacífico.

Serviço:

O programa Diplomacia, a revista de Política Internacional da TV Senado, vai ao ar neste final de semana: sábado, dia 17/12, às 12h30 e às 22h30; Domingo, dia 18/12, às 9h e às 17h. Reprise no final de semana seguinte: sábado, dia 24/12, às 3h e às 17h; e no domingo, dia 01/01, às 3h.

A TV Senado pode ser sintonizada em canal aberto (UHF) nas seguintes cidades:

· 16 UHF (Rio Branco – AC)

· 36 UHF (Gama-DF)

· 40 UHF (João Pessoa-PB)

· 43 UHF (Fortaleza-CE)

· 49 UHF (Rio de Janeiro-Zona Oeste)

· 51 UHF (Brasília-DF)

· 52 UHF (Natal-RN)

· 53 UHF (Salvador-BA)

· 55 UHF (Recife-PE)

· 56 UHF (Cuiabá-MT)

· 57 UHF (Manaus-AM)

Também nos canais 07 (Net Brasília), 118 (Sky), 217 (Direct TV) e 17 (TECSAT), 121 (VIA-Embratel), 903 (OI-TV) ou na Internet pelo www.senado.gov.br/tv.

Nenhum comentário: