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sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Concurso do Senado: veja aqui as exigências e o conteúdo das provas

Como adiantado por este blog em (leia aqui o post Concurso: Senado oferece três vagas para Comunicação, mas há outras opções) o concurso do Senado Federal contará com apenas três vagas para profissionais de Comunicação.
A remuneração bruta do cargo é de R$ 18.440,64. As regras, publicadas no Diário Oficial de 23/12, estabelecem uma vaga destinada exclusivamente a Jornalistas, outra a profissionais de Comunicação Social e a terceira a Produtor de Multimídia.

Embora sejam três funções diferentes, as exigências previstas para as três funções de analista Legislativo prevêem as mesmas funções, quais sejam:

" atividades de supervisão, coordenação ou execução especializadas, em graus de maior e mediana complexidade, referentes a trabalhos de relações públicas, redação, revisão, coleta e preparo de informações para a divulgação oficial falada, escrita ou televisionada."
É possível que tenha ocorrido um erro de redação, mas por enquanto prevalece as mesmas tarefas, independentemente da vaga. As únicas diferenças são quanto às formações acadêmicas. Os candidatos a vaga de Jornalismo terá que possuir diploma e registro profissional de Jornalista. Já para a vaga de Comunicação Social é solicitado diploma em qualquer habilitação da carreira. Para o produtor multimídia é exigido nível superior em qualquer formação.
Pelo conteúdo das provas, tem-se a idéia de que a vaga de Jornalista deverá ser destinada a uma das mídias tradicionais do Senado: TV Senado, Rádio Senado, Agência e Jornal do Senado. Enquanto que o profissional de Comunicação Social seria alguém mais focado em redes sociais.

Em nenhum dos casos, é solicitado conhecimento em Comunicação Legislativa e-ou Jornalismo Legislativo, embora já exista uma ampla literatura sobre o tema.

Confira abaixo o conteúdo das provas de Jornalismo e de Comunicação Social serão diferentes:
Jornalismo:

"Teoria da Comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Papel social da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Novas tecnologias e a globalização da informação. Massificação versus segmentação dos públicos. Interatividade na comunicação. História da imprensa, do rádio e da televisão no Brasil. Legislação em comunicação social: Lei da imprensa, Regulamentação da profissão de jornalista. Regulamentação versus desregulamentação: tendências nacionais e internacionais. Comunicação Pública. Opinião pública: pesquisa, estudo e análise em busca de canais de interação com cada público específico. Princípios gerais da pauta. Gêneros de redação: definição e elaboração de notícia, reportagem, entrevista, editorial, crônica, coluna, pauta, informativo, release. Técnicas de redação jornalística: lead, sub-lead, pirâmide invertida. Critérios de seleção, redação e edição. Edição on-line. Domínio de redação e edição para publicações impressas, para jornalismo via internet e noções de redação e edição em TV e Rádio. Conhecimento das características e funcionamento de mídias sociais (Twitter, Facebook etc.). Noções de otimização de busca (Search Engine Optimization - SEO). Código de Ética do Jornalista."

COMUNICAÇÃO SOCIAL

“Teoria da comunicação. Comunicação, conceitos, paradigmas, principais teorias. Papel social da comunicação. A questão da imparcialidade e da objetividade. Comunicação pública. Opinião pública. Pesquisa de opinião: planejamento elaboração de questionário e relatório. Interatividade na comunicação. Planejamento da comunicação. Comunicação integrada. Jornal impresso e web: Estilos de entrevistas. Responsabilidade junto às fontes. Gêneros e técnica de redação jornalística. Domínio de redação e edição para publicações impressas e web. Edição on-line, recursos de interatividade, arquitetura da informação, comportamento do internauta. Rádio: critérios de seleção, redação e edição. Formatos e sua roteirização: entrevista; debate; mesa redonda. Princípios gerais da pauta. Edição de texto. Edição de programas radiofônicos. Rádio web. Transmissão ao vivo. Edição on-line. TV: critérios de seleção, redação e edição. Transmissão ao vivo: técnica e construção de reportagem. O uso de imagens dinâmicas e estáticas na notícia de TV. Planos de imagem. Relação texto/imagem na construção da notícia. Web TV. Edição on-line. Edição linear e não linear. Relações Públicas: relacionamento das organizações com seus públicos. Planos, projetos e programas de Relações Públicas. Gerenciamento de programas de Relações Públicas. Relações Públicas e responsabilidade social. Tipologia de eventos. Etapas dos eventos corporativos. Cerimonial, protocolo e etiqueta. Princípios de cerimonial público e ordem geral de precedência. Decreto 70.274/72. Marketing Institucional: Planejamento da imagem institucional. Campanha publicitária. Planejamento, projeto gráfico e produção de publicações internas e externas. Tecnologias de impressão. Tecnologia e produção de mídias eletrônicas. Distribuição e divulgação de produtos audiovisuais. Mídias sociais: conhecimento das características e funcionamento das mídias sociais. Redação para mídias sociais. Legislação profissional em comunicação social. Ética profissional.”

PRODUTOR DE MULTIMÍDIA

“Comunicação e tecnologia: globalização da comunicação e seus novos paradigmas. A relação entre tecnologia e comunicação social: o uso da tecnologia como instrumento de democratização da comunicação e transparência dos poderes públicos. Governo eletrônico, acessibilidade e governança digital. A comunicação global e as perspectivas para o século XXI. Massificação versus segmentação dos públicos. Novas Tecnologias de Comunicação. Mídias web e digitais. Mídias sociais (wikis, blogs, podcasts etc). Características do discurso nos diferentes meios de comunicação. Jornalismo digital. O conceito de fluxo de informação. Informação online e exclusão digital. Conceito de portal e sua relação estratégica com as empresas jornalísticas. Conceitos e técnicas de usabilidade, empacotamento, personalização e hyperlink no jornalismo para a Internet. O texto para Internet. Construção de páginas em HTML, ASP, APSX e PHP. Prática dos programas MS Office, Internet Explorer, Outlook e Outlook Express. Hardware multimídia. Processo de produção digital. Restrições do processo digital para cada mídia. Hipermídia e hipertextos. Documento digital. Especificidades dos meios impressos, eletrônicos e digitais. Conhecimentos de compressão de produtos jornalísticos em áudio, vídeo, foto e demais mídias para transmissão via Internet. Formatos e normas de representação. Transmissão de arquivos e protocolos. Conhecimentos de programas de texto, editoração eletrônica e Internet. Impacto das novas tecnologias no desenvolvimento do design gráfico. Técnicas de artes gráficas para Internet e uso das principais ferramentas utilizadas em web design, notadamente do pacote Adobe Pro: Dream Weaver, Photoshop, Visual Studio. Linguagem audiovisual. Comunicação interativa. Manipulação de arquivos digitais de áudio, vídeo e fotografia. Produção de animação. Noções de programação e desenvolvimento web. Planejamento e execução de projetos comunicacionais que envolvam mídias digitais. Informação estática e informação dinâmica. Hierarquia de texto e imagem. Linguagens de Scripting e aplicações interativas. Multimídia e redes. Recuperação de informação. Multimídia baseada em conteúdo. Bases de dados multimídia. Ferramentas de autoria. Dados multimídia: tipos de dados de multimídia; modelos e padrões; representação digital de áudios. Requisitos para sistemas multimídia distribuídos: parâmetros de desempenho de redes. Caracterização do tráfego multimídia. Requisitos para transmissão de áudio e vídeo. A arquitetura Internet. Edição de materiais multimídia: tratamento de imagem fotográfica e elaboração de infográficos, edição de imagem e áudio para Internet. Compatibilização entre sistemas deinformática. Inglês técnico aplicado às mídias digitais e à informática. Ética profissional.”

Os candidatos às três áreas de Comunicação Social terão provas de Português, Inglês e também de conhecimentos gerais, cujo conteúdo será:

Elementos de política brasileira. Cultura e sociedade brasileira: música, literatura, artes, arquitetura, rádio, cinema, teatro, jornais, revistas e televisão. Cultura internacional. História do Brasil. Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus impactos na sociedade contemporânea. O desenvolvimento urbano brasileiro. Meio ambiente e sociedade: problemas, políticas públicas, organizações não governamentais – aspectos locais e aspectos globais. Elementos de economia internacional contemporânea. Panorama da economia nacional. O cotidiano brasileiro.”

As inscrições vão de 26 de dezembro de 2011 a 5 de fevereiro de 2012 e as provas estão previstas para 11 de março em todas as capitais brasileiras. O edital não prevê prova prática.

Para se inscrever, clique aqui .

Mais informações, clique aqui.

3 comentários:

Carlos disse...

Olá, professor! Que boa notícia o concurso do Senado. Sem dúvidas! Mas acho que o senhor quis dizer o seguinte neste trecho: "Enquanto que o profissional de Comunicação Social seria alguém mais focado em redes sociais", não seria o profissional de produtor de multimídia?

Chico Sant'Anna disse...

Carlos, se olharmos para o conteúdo da prova de Comunicação Social veremos o trecho "Mídias sociais: conhecimento das características e funcionamento das mídias sociais. Redação para mídias sociais." Por isso, eu avalio, não é uma informação segura, que o SF vai colocar este profissional atuando nas redes sociais da Casa. Mas é só uma avaliação.

David disse...

Porque o Concurso pede A Lei de Imprensa? Uma lei que já foi anulada pelo STF?