Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 12 de março de 2013

Jornalista Abdias Silva é tema de livro



Romance biográfico será lançado em Brasília no próximo dia 15

Caríssimo Abdias é um romance inspirado na vida do jornalista Abdias Silva. Basicamente, o livro conta a história de uma viagem a bordo do Ita entre o Maranhão e o Rio Grande do Sul, mas é dentro desse navio que, por meio de diálogos entre um jovem jornalista e um jornalista já aposentado, a narrativa é construída. Essas duas personagens têm íntima relação com a figura real que motivou o trabalho.

Abdias era piauiense e fez carreira numa das folhas mais tradicionais do Rio Grande do Sul: O Correio do Povo. A vida de Abdias como gaúcho nasceu no ano de 1939, a partir de uma carta que escreveu ao escritor Erico Verissimo com um pedido de emprego. O escritor, que já era nacionalmente famoso, mandou buscar o jovem estudante e lhe deu um emprego na Revista do Globo. Depois disso, Abdias viveu quase 30 anos em Porto Alegre, e saiu do Sul apenas quando se mudou para Brasília, em 1967.

A autora do livro é formada em publicidade e em jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, além de ser neta do biografado. O tema foi o alvo da monografia final de conclusão do curso. Depois de mais de dois anos de pesquisa, projeto final de curso em Jornalismo pela UnB, o livro reúne, além do romance, uma série de fotos e textos do biografado, numa espécie de memória fotográfica e textual. A parte de arquivo aparece para complementar e apresentar ao leitor as referências reais do romance que ele tem em mãos. A própria direção de arte do livro, desenvolvida pela designer Flora Egécia, contribui compor um projeto único que reúne o romance biográfico,por um lado, e a memória de crônicas, fotografias e cartas de Abdias Silva,por outro.

A primeira edição do livro, a ser lançada no próximo dia 15, em Brasília, saiu pela Editora Casa das Musas, de Brasília.

Serviço:

Lançamento: “Caríssimo Abdias,um romance biográfico”  
Data e horário: sexta-feira, 15/03/2013, às 19h.  
Local: Restaurante Carpe Diem, 104 sul, Brasília, DF      
Preço: O livro será vendido por R$ 30,00.
Contato com a autora: marianacapelo@gmail.com; (061) 92311803.

Nenhum comentário: