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terça-feira, 26 de março de 2013

Boateiros profissionais tomam conta das redes sociais


Esse ‘novo formador de opinião’ influencia usuários de internet que ainda não possuem maturidade e educação digital

A situação não é nova. Mas quando um caso novo tem repercussão fica demonstrado que, apesar de ser a ferramenta mais democrática das últimas décadas, “a internet vem sendo tomada por boateiros profissionais”. Quem afirma é o estrategista em marketing Gabriel Rossi.
O caso mais recente envolve o deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ), que diz ter se tornado alvo de difamação nas redes sociais, após veiculação de vídeo falso que o associa a pedofilia. Wyllys entrou com pedido junto à Polícia Federal para investigar de onde partiram os conteúdos difamatórios. “O fenômeno da boataria profissional na internet já suplanta o simples conteúdo originado em postagens irresponsáveis, e, por vezes, isoladas, sobre determinado tópico envolvendo um candidato, partido ou gestor público. Percebe-se que existe o internauta que se dedica a gerar e ‘vascularizar’ este tipo de material”, relata Rossi.
Segundo o especialista, este boateiro profissional é eficiente e pode influenciar usuários de internet que ainda não possuem maturidade e educação digital. “Especialmente quem é relativamente novo no universo online”, diz. Para ele, a relação internauta-web necessita de muito mais maturidade. “Os usuários devem ter bom senso e saber avaliar se aquilo que estão compartilhando em suas redes são verídicas e se não atingem a integridade do próximo”.
Esse tipo de ação na internet já começa a desenhar a agenda política para as eleições do próximo ano, ressalta Rossi. “As redes sociais ainda são arenas de gladiadores dos candidatos. Infelizmente, os políticos e seus assessores se esquecem que, se utilizadas com profissionalismo, estas são importantes ferramentas de diálogo com o eleitor”.

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